Amadora BD encerra dia 6 com estreia e entrega de prémios

29-10-2020

O lançamento do filme "Entre Traços: 30 Anos de Banda Desenhada", no dia 6 de novembro, pelas 18h30, no Auditório dos Recreios da Amadora, seguido da Cerimónia de Entrega de Prémios, marcam o encerramento da edição de 2020 do Amadora BD.

Os vencedores da edição de 2020 dos Prémios serão revelados na Cerimónia de Entrega e vão distinguir os talentos nacionais e internacionais na Banda Desenhada e na Ilustração.

O júri da edição de 2020 dos Prémios é composto na área da Banda Desenhada, por Pedro Cleto, Cristina Álvares e Carlos Gonçalves (CPBD), e na área da Ilustração, por Jorge Nesbitt e Inês Fonseca Santos.

O filme "Entre Traços: 30 Anos de Banda Desenhada" celebra os 30 anos do Amadora BD e conta a história da longa e profícua relação entre a cidade e a 9.ª Arte. Desde o surgimento do Festival, impulsionado por grandes nomes da banda desenhada mundial, até à atualidade, o filme projeta um futuro enquadrado por novos talentos e novas tendências.

Com a participação especial do ator João Jesus e a banda sonora a cargo de Filipe Melo, o filme inclui entrevistas com José Ruy, Nuno Saraiva, Joana Afonso, Joana Mosi, Sara Figueiredo Costa, Roberto Gomes, Henrique e Duarte Gandum, Carlos Pessoa, Carlos Farinha e o Arquiteto Pedro Caetano Carvalho.

Numa edição marcada por uma programação especialmente dirigida para os meios digitais, o Festival encerra a programação com uma ação presencial. Cumprindo todas as regras de saúde pública impostas pela DGS, a lotação do auditório será limitada e por convite.

Para além da exibição marcada para dia 6 de novembro, o filme estará disponível online. A programação do Festival, que começou a 22 de outubro, inclui, ainda, oficinas, conversas com autores e coletivos, lançamentos de novas edições, debates e visitas virtuais a exposições - atividades disponíveis nas plataformas digitais do Amadora BD. A partir do dia 29 de outubro, estarão patentes na Bedeteca da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, as duas exposições do Amadora BD: Do Tejo ao Fim do Mundo. Exposição dedicada ao Mestre José Ruy e a coletiva 30+1: A BD Não Faz Quarentena.

Prémios de Banda Desenhada e Ilustração de 2020 Nomeados:

Melhor Obra de BD de autor português:

Conversas com os Putos e com os professores deles, de Álvaro. Edição de Insónia (2019).

Mindex, de Fernando Dórdio (argumento), Pedro Cruz (ilustração) e Mário Freitas (coargumento). Edição da Kingping Books (2020).

Raízes, vol. 4, da autoria de The Lisbon Studio - Pedro Moura (argumento) e Marta Teives (ilustração), Nuno Saraiva, Quico Nogueira, Ricardo Cabral, Filipe Andrade, Bárbara Lopes e Ana Branco. Edição de A Seita (2020).

Sentinel, de Luís Louro. Edição da Asa (2019).

Toutinegra, de André Oliveira (argumento) e Bernardo Majer (ilustração). Edições Polvo (2019).

Melhor Obra Estrangeira de BD editada em português:

Criminal - livro II, de Ed Brubaker (argumento) e Sean Phillips (desenho). Edição da G-Floy (2020).

Dois Irmãos, de Milton Hatoum (argumento), Fábio Moon e Gabriel Bá (ilustração). Edição da G-Floy (2019).

O Homem que matou Lucky Luke, de Mathieu Bonhomme. Edição de A Seita (2020).

O Número 73304-23-4153-6-96-8, de Thomas Ott. Edição da Levoir (2019).

Undertaker, vol. 1, de Xavier Dorison (argumento) e Ralph Meyer (desenho). Edição da Ala dos Livros (2019).

Melhor Fanzine / Publicação Independente:

Apocryphus - SCI-FI, de vários autores, "Espaço Negativo" de Fernando Lucas, "Relatividade" de Keith W. Cunningham & Miguel Jorge, "Guerra das Flores" de Rogério Ribeiro & Aires Melo, "Plano B-123" de André Mateus & Jorge Coelho, "Silencioso na Escuridão" de Bruno Martins Soares & Filipe Coelho, "O Alien em Nós" de Sofia Freire & Diana Andrade, "Arena " de Nuno Amaral Jorge & Paulo Montes, "Está-lhes no Sangue" de Carlos Silva e Gabriela Torres, "Silêncio" de Pedro Cipriano e Daniel da Silva Lopes. Edição de Mighell Publishing & Fórum Fantástico (2019).

H-alt, nº 9, de vários autores, Penim Loureiro, Patrícia Costa, Rui Ramos, Luis Belerique, João Raz, Kurt Belcher, Marco Fraga Silva, Rob Croonenborghis, Nietzche Pop, Pedro Cruz, Raq's Rodrigues, Ana Lopes, Fábio Veras, Miguel Santos, Mateus Boga, Maurício Lima, Lancelott Martins, Sandro Leonardo, Aristeu F. dos Santos, Charles Hoffman, Leonor Macedo, Inês Fetchónaz, Nélio Gomes e Sérgio Santos. Edição de Sérgio Santos (2019). 

Tequila Shots, de Claudio Yuge (argumento) e Juan Burgo (arte). Edição da Comic Heart (2019). 

Prémio Revelação:

Jacky Filipe (cor), com Relatividade (antologia Apocryphus). Edição de Mighell Publishing & Fórum Fantástico (2019).

João Gordinho com O Filho do Fuher. Edição da Escorpião Azul (2019). Paulo J. Mendes com O Penteador. Edição da Escorpião Azul (2019).

Zé Burnay com Andrómeda ou o Longo Caminho para Casa. Edição de A Seita (2020). Zé Nuno Fraga com A Assembleia das Mulheres. Edição de A Seita (2019).

Melhor Obra de Ilustrador português:

1.º Direito, de Ricardo Henriques (texto) Nicolau (ilustração). Edição da Pato Lógico (2020).

Desvio, de Ana Pessoa (argumento) e Bernardo P. Carvalho (ilustração). Edição da Planeta Tangerina (2020).

Fernão De Magalhães - O Homem Que Se Transformou Em Planeta, de Luís Almeida Martins (texto) e António Jorge Gonçalves (ilustração). Edição da INCM - Imprensa Nacional Casa Da Moeda (2019).

O Protesto, de Eduarda Lima. Edição da Orpheu Negro (2020).

Troca-Tintas, de Gonçalo Viana. Edição da Orpheu Negro (2019).

Melhor Obra de Ilustrador estrangeiro:

A Época das Rosas, de Chloé Wary. Edição da Planeta Tangerina (2020).

Endireita-te, de Rémi Courgeon. Edição da Orpheu Negro (2020).

Histórias da Mamã Ursa, de Kitty Crowther. Edição da Orpheu Negro (2019). Mvseum, de Javier Sáez Castán e Manuel Marsol. Edição da Orpheu Negro (2019). NHAM, de Nuppita Pittman. Edição da Planeta Tangerina (2020).