Hélder Rodrigues regressa ao Dakar com a ambição de sempre

28-12-2022

Com um passado ímpar no Rally Dakar, Hélder Rodrigues voltou recentemente às competições internacionais de todo-o-terreno tendo em vista o regresso ao Rally Dakar que vai acontecer já na próxima edição que se disputa de 31 de dezembro a 15 de janeiro na Arábia Saudita. Em entrevista, o piloto sintrense traça os objetivos da sua participação:

Uma produção A2 Comunicação | www.a2.com.pt | www.facebook.com/A2com

Com 9 vitórias em etapas do Rally Dakar, Hélder Rodrigues foi, em 2011, o primeiro português a subir ao pódio da mais importante competição mundial da modalidade, competindo então em moto, repetindo a subida ao pódio no ano seguinte. A 8 de outubro de 2011 tornou-se no primeiro português a ganhar o campeonato do mundo de todo-o-terreno.

Helder Rodrigues iniciou a sua carreira no Motocross tendo-se aventurado depois pelos trilhos do enduro, modalidade que o projetou a nível internacional. A fase de maior sucesso seria todavia no Todo-o-Terreno onde se destacou como um dos mais bem sucedidos pilotos mundiais.

A sua carreira está recheada de sucessos. Conquistou um primeiro título de Campeão Mundo no Enduro enquanto Júnior. Mais tarde, em 2011, sagrou-se Campeão Mundial de Cross Country Rally. No Rally Dakar, a corrida mais dura e emblemática do desporto motorizado a nível mundial, subiu por duas vezes ao pódio, completou todas as suas onze participações alcançando por cinco vezes o Top 5 e em dez ocasiões o Top 10. Venceu nove etapas.

Nos últimos quatro anos foi Sport Manager da Honda HRC equipa que por duas vezes alcançou a vitória no Rally Dakar e outros tantos títulos mundiais.

Helder Rodrigues já representou oficialmente alguns dos maiores construtores mundiais, entre os quais a KTM, Gas Gas, Yamaha e Honda.

Concluído o seu percurso desportivo nas motos Hélder Rodrigues aposta agora nos SSV, uma ultra competitiva disciplina, disputando o Rally Dakar 2023 aos comandos de um Can-Am e sendo navegado por Gonçalo Reis.