Mário Laginha Trio em concerto raro e intimista no Cascais Jazz Clube

11-05-2021

O Cascais Jazz Club recebe o Mário Laginha Trio, no dia 22 de maio, às 20 horas, para um concerto intimista, em que os donativos a angariar revertem a favor da Jam Session Associação Cultural.

Trata-se de uma das raras ocasiões em que este Trio deixa os grandes palcos para atuar num clube, em clima intimista com o público. Será uma noite de Clássicos de Jazz e composições originais deste Trio constituído por Mário Laginha (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) Alexandre Frazão (bateria).

O concerto tem o apoio da Antena2 e será gravado para posterior transmissão.

Mário Laginha Trio

Com um já longo percurso musical que teve o seu início na primeira metade da década de 1980, Mário Laginha cultivou e "frequentou" desde muito cedo caminhos que quase sempre tocaram o universo do Jazz. Foi um dos fundadores do Sexteto de Jazz de Lisboa, em 1984, e, poucos anos depois, do Decateto de Mário Laginha. Em 1994 surge o primeiro disco em nome próprio, "Hoje", gravado com o saxofonista Julien Arguelles, o guitarrista Sérgio Pelágio, o contrabaixista Bernardo Moreira e o baterista Alexandre Frazão.

Ora foi precisamente com dois dos instrumentistas que com ele gravaram o seu primeiro disco - Bernardo Moreira e Alexandre Frazão -, que Mário Laginha enveredou por uma carreira em trio e em nome próprio com a gravação do CD "Espaço", em 2007, depois de mais de duas décadas de intensa colaboração com a cantora Maria João.

"Espaço", que sucedeu ao celebrado "Canções e Fugas" (um difícil e virtuoso exercício de piano solo), revelou-se imediatamente um trabalho que afirmou Mário Laginha como um nome incontornável do jazz português, estatuto reforçado com "Mongrel", de 2010, uma ousada releitura de obras de Chopin que serviu de pretexto para a reafirmação de uma linguagem muito própria.

Um dos aspetos que ressalta em qualquer atuação do Mário Laginha Trio é uma invulgar cumplicidade entre o piano de Mário Laginha, o contrabaixo de Bernardo Moreira e a bateria de Alexandre Frazão, de que resulta uma evidente alegria de estarem juntos em palco e uma aparente facilidade que decorre de um grande domínio dos instrumentos e de uma forte identificação com a linguagem musical do pianista e líder do grupo.

Os donativos angariados neste concerto revertem a favor da Jam Session Associação Cultural I Cascais Jazz Club

Donativo de Entrada: 25€

Jantar degustação: 20€

Fundada em 2010, a JAM SESSION é uma associação cultural sem fins lucrativos que nasceu da agremiação voluntária de várias figuras de destaque no Jazz nacional - incluindo músicos, produtores, escritores, divulgadores e melómanos - com o objetivo expresso de criar e gerir um pólo vivo e ativo ligado à promoção e divulgação deste género musical, valorizando-o como forma de arte e de inclusão social que é intrinsecamente.

Entre as realizações imediatas conta-se o CASCAIS JAZZ CLUB, inaugurado em Janeiro de 2011, que vem promovendo apresentações musicais regulares, seminários, exposições de Arte e Produção de Concertos (são exemplo disso o ciclo DOSE DUPLA para o Centro Cultural de Belém entre 2009 e 2012, e a 8ª edição do Festival TASSJAZZ em Odemira em 2011)

Entre os músicos contratados expressamente contam-se, até à data Kirk Lightsey, Harold Danko , Bobby Few, Herb Geller, Katt Tait, Ricky Ford, Phillip Hamilton,Lenore Raphael (USA), Andrea Pozza, Gianluca Tagliazzuchi, Aldo Zunino, Giacomo Aula ( Itália), Matija Dedic (Croácia), Alex Hutton, Art Theman (UK), Maria Viana, Carlos Barreto, Nanã Sousa Dias e Salvador Sobra l(PT) entre dezenas dos mais conceituados protagonistas na cena jazzistica ...

Nas já famosas Jam Session de quinta-feira, para além dos supra citados, têm participado Artistas de todas as áreas como Rão Kyao. Ricardo Carriço, António Eustáquio, Ana Laíns ou Maria das Graças

JAM SESSION/ CASCAIS JAZZ CLUB, ASSOCIAÇÃO CULTURAL

Largo Cidade de Vitória 36, 2750-319 Cascais

email: jamsession.jazz@gmail.com