Monumentos de Sintra com entrada livre para jovens no Dia Mundial da Juventude

07-08-2024

O Dia Internacional da Juventude comemora-se já no próximo dia 12 de agosto e, como habitualmente, a Parques de Sintra adere às celebrações desta data, concedendo entrada gratuita aos jovens, até aos 25 anos, inclusive, em todos os parques e monumentos sob a sua gestão, com exceção do Palácio Nacional da Pena. 

Os jovens que pretenderem beneficiar desta gratuitidade – que abrange os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz; o Parque da Pena; o Chalet da Condessa d'Edla; o Parque e Palácio de Monserrate; o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos – devem dirigir-se às bilheteiras físicas dos locais a visitar e apresentar o seu Cartão de Cidadão.

Este ano, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional da Juventude é "Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável". 

O objetivo é destacar o papel central dos jovens ("nativos digitais") enquanto agentes potenciadores da transformação digital, com profundo impacto global nas dimensões económica, social e ambiental. Tecnologias como dispositivos móveis, plataformas e serviços digitais e inovações emergentes, incluindo inteligência artificial, são fundamentais para o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as suas metas globais, definidas pela ONU para 2030.

Ciente da importância estratégica da digitalização, a Parques de Sintra tem apostado em soluções digitais e inovadoras para melhorar a experiência dos visitantes e para chegar a novos públicos, tornando o património que gere mais acessível e inclusivo. Exemplo disso são as visitas 360º aos Palácios Nacionais da Pena e de Sintra e ao Convento dos Capuchos; as aplicações Queluz Maps, Pena Maps e Monserrate Maps; ou as experiências de gaming Pena Quest e Sintra Palace Treasure Hunt.

Assinalado desde 1999, o Dia Internacional da Juventude celebra o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental. Em Portugal, o Instituto Português da Juventude (IPDJ) dinamiza as iniciativas comemorativas da data.