Nissan celebra dez anos de sucesso do Juke

21-10-2020

Em 2010 a Nissan rompeu com o tradicional no mercado automóvel europeu ao apresentar o crossover compacto JUKE. Não existia nada semelhante no mercado e o JUKE, com o seu design distinto e arrojado, combinando uma sensação de energia com um toque desportivo, veio criar uma alternativa inovadora às escolhas tradicionais, únicas disponíveis para os clientes nessa altura.

Nos anos que se seguiram à sua apresentação, as vendas ultrapassaram largamente as expectativas iniciais da Nissan. Apesar da chegada de vários concorrentes, o JUKE continuou a ser a referência desse segmento do mercado e vendeu mais de 1,5 milhões de unidades até à chegada da segunda geração, em outubro de 2019.

Esta mais recente geração do JUKE mantém muitos dos atributos que definiram o seu antecessor, mas eleva a fórmula, proporcionando uma experiência de condução de topo, mais ligada e envolvente. A sua personalidade distinta foi reforçada com uma elegante palete de cores e mais opções de personalização, com 15 combinações de cores de dois tons. Nestas opções está incluída a sua cor de assinatura Fuji Sunset Red e a combinação de dois tons mais popular, Pearl White com tejadilho preto.

Para celebrar o 10.º aniversário do radical e pioneiro JUKE, os protagonistas que desempenharam um papel-chave na sua conceção, projecto e desenvolvimento relembram o processo nas suas próprias palavras.

"Ficou tudo boquiaberto... Isso é que é uma chegada arrojada."

Alfonso Albaisa, VP da Nissan Design Europe na altura e atual Vice-Presidente Sénior de Design Global na Nissan Motor Co Ltd.: «Foi um feito inédito. Não existiam referências com as quais pudéssemos trabalhar, mas rapidamente surgiram ideias extremamente criativas. Sabíamos que queríamos criar algo fundamentalmente diferente e não apenas uma versão mais pequena do QASHQAI.

Para testar o nosso design selecionado, apresentamos o protótipo Qazana em 2009 e a reação confirmou o nosso instinto.

Com o seu design arrojado, estávamos a criar uma nova cultura automóvel para algo não testado. O interessante foi testemunhar o nascimento e a evolução desta cultura. O nível de entusiasmo e expectativa para explorar este desconhecido era bastante elevado e a empresa estava emocionalmente envolvida nesta questão».

Emanuele Berlenghi, Gestora Regional de Produto JUKE na Nissan Europa na altura e atual Diretor de Marketing de Produto na Dongfeng Nissan Passenger Vehicle Co.: «O sucesso do QASHQAI na Europa deu à Nissan a confiança para sermos audazes no conceito do JUKE. Tínhamos mais margem de manobra para desenvolver o produto. Esse foi o ponto de arranque. Pretendíamos replicar o sucesso do QASHQAI, mas no Segmento B. Mas todos concordámos que não queríamos fazer uma simples réplica. O grande desafio da equipa europeia foi reinventar a ideia e colocar uma nova proposta no mercado».

Lesley Busby, Designer de Cores na Nissan Design Europe na altura e atual Diretora de Cores Sénior, Nissan Design Europe: «Lembro-me de olhar para o protótipo Qazana junto do Nissan QASHQAI, o automóvel que lançou o segmento crossover. O QASHQAI tinha um visual inovador, mas o protótipo Qazana era muito marcante e diferente».

Matthew Weaver, Designer Sénior de Exteriores na Nissan Design Europe na altura e atual Vice-presidente da Nissan Design Europe: «Lembro-me perfeitamente da receção que o protótipo Qazana teve no Salão Automóvel Internacional de Genebra em 2009. Dissemos aos jornalistas que íamos seguir um novo rumo, para esperarem o inesperado. Julgo que não acreditaram em nós...

Em 2010, revelámos o automóvel de produção ao mundo. Ficou tudo boquiaberto. O Nissan JUKE tinha chegado e fazia-se notar!».

"O JUKE tinha um conceito tão diferente para todos nós que o percurso nunca iria ser fácil."

Jamie Maclean: «Um dos maiores desafios foi tentar que a dinâmica, manobrabilidade e condução do JUKE correspondessem ao estilo desportivo. Começámos este processo em junho de 2006. Reunimos vários automóveis diferentes - desde dois volumes a automóveis desportivos - e testámo-los para definir o caráter que pretendíamos alcançar.

O JUKE tinha um conceito tão diferente para todos nós que o percurso nunca iria ser fácil. Todas as equipas enfrentaram desafios, mas ao partilharmos as nossas ideias e paixões, desenvolvemos uma visão clara de qual deveria ser o resultado. Foi essa sensação de energia que permitiu que o protótipo final fosse tão bem-sucedido».

"O JUKE é original em todos os sentidos. A Nissan é muito boa a criar "originalidade" e fazemos tenção de manter esse rumo."

Satoru Tai: «O que é que o JUKE significa para nós? Significa paixão. Há muitas pessoas empenhadas na Nissan e todos temos uma paixão por fazer algo diferente. Desde o seu design arrojado ao seu espírito pioneiro na criação do segmento B-SUV, o JUKE é original em todos os sentidos. A Nissan é muito boa a criar "originalidade" e fazemos tenção de manter esse rumo».

Marco Fioravanti, Vice-presidente de Planeamento de Produto na Nissan Automotive Europe: «Após o sucesso do primeiro JUKE, sabíamos que o JUKE de segunda geração tinha de subir ainda mais a fasquia da audácia e experiência do condutor.

Trabalhámos arduamente para manter a mesma energia pioneira, mas evoluímos com um toque mais "adulto". É igualmente distinto, mas é mais espaçoso, inclui o sistema de infotenimento avançado NissanConnect e tem uma sensação de alta qualidade. Tem também a avançada tecnologia de assistência à condução ProPILOT. O JUKE é um Nissan moderno em todos os aspetos, e tem avançado de êxito em êxito.

À medida que nos aproximamos do aniversário da sua apresentação, vejo cada vez mais JUKE novos na estrada e adoro a variedade de opções de cores de dois tons que os clientes estão a escolher. É uma prova diária de que os clientes acolheram de braços abertos o JUKE de segunda geração com o entusiasmo que foi fulcral para o sucesso do JUKE original. Acredito verdadeiramente que o JUKE é um ícone automóvel. Simboliza a paixão que temos na Nissan».