Novo Kia Sorento vence 'Volante de Ouro'

20-11-2020

Quarta geração do Sorento, SUV de referência da Kia, vence na sua categoria, à frente do Aston Martin DBX e do BMW X6. É o segundo "Volante de Ouro" consecutivo da Kia, após o triunfo do XCeed em 2019. O novo Kia Sorento chega a Portugal no final do 1.º trimestre de 2021.

O novo Kia Sorento foi premiado na edição de 2020 do "Das Goldene Lenkrad" ("Volante de Ouro"), prestigiados galardões alemães para a indústria automóvel anualmente atribuídos pelas publicações alemãs AUTO BILD e BILD am SONNTAG. Este prémio surge numa altura em que, também em Portugal, se iniciou já a "contagem descrescente" para o seu lançamento, que se encontra previsto para o final do primeiro trimestre de 2021.

Após os votos dos leitores das duas publicações alemãs terem colocado o novo Sorento (que representa a quarta geração deste SUV de referência da Kia) no grupo final da categoria de "SUV grandes" (na tradução do original), os 18 especialistas que compõem o júri deram-lhe a vitória. Na ronda final, os veículos foram colocados à prova na pista da DEKRA no circuito de Lausitzring, onde o novo Kia Sorento obteve a melhor pontuação na sua categoria e assegurou o triunfo sobre os outros finalistas, o Aston Martin DBX e o BMW X6. Os resultados completos do teste foram publicados no número 45/2020 da AUTO BILD.

Este é o segundo triunfo consecutivo para a Kia, após o seu crossover compacto XCeed ter recebido o "Volante de Ouro 2019" na categoria "Melhor automóvel com preço inferior a 35 000 €". O Sorento de quarta geração, baseado numa plataforma Kia totalmente nova, está agora a ser lançado no mercado europeu, e irá chegar a Portugal no final do primeiro trimestre, com uma nova motorização híbrida. Ainda no arranque do ano, a Kia vai disponibilizar na Europa as variantes híbridas plug-in.

Design moderno, potência híbrida, tecnologias inovadoras e muito espaço

Com um comprimento de 4,81 m, o novo Sorento é apenas um centímetro mais comprido do que o seu antecessor. No entanto, graças à sua nova plataforma e maior distância entre eixos, oferece bastante mais espaço para até sete ocupantes.

A bagageira é uma das mais amplas do seu segmento (até 910 litros, consoante a especificação do veículo). Todo este espaço é envolvido por uma carroçaria dinamicamente elegante, que já valeu a este novo modelo o galardão de "Carro de Tração Integral do Ano 2020" (categoria de Design) na famosa competição organizada por especialistas em tração integral da revista AUTO BILD Allrad.

Com a sua nova geração, e devido à tecnologia que emprega, este SUV de referência da Kia também assume uma posição de topo no alinhamento de veículos da marca. O vasto leque de sistemas de assistência ao condutor inclui tecnologias inovadoras, tais como a Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto, equipada com Monitor do Ângulo Morto. Este sistema não só realiza intervenções no volante e na travagem, se necessário, como oferece ao condutor uma vista direta para os ângulos mortos, através de câmaras laterais e de imagens no amplo painel de instrumentos, que é agora totalmente digital.

Adicionalmente, o novo modelo inclui Assistência à Circulação em Autoestrada com Assistente de Fila de Trânsito, Cruise Control Inteligente Baseado na Navegação, Assistência à Prevenção de Colisões Frontais com Função de Viragem em Cruzamentos, Monitor do Espaço Circundante e Assistência à Saída em Segurança. O amplo sistema de navegação (de 10,25 polegadas) disponibiliza inúmeras informações úteis.

Em Portugal, o novo Sorento irá chegar na sua versão híbrida, que combina um motor a gasolina de 1,6 litros com um motor elétrico de 44,2 kW e uma caixa automática de 6 velocidades. A inteligente organização do espaço permitida pela nova plataforma, possibilitou a montagem do conjunto da bateria sob o banco do passageiro dianteiro, sem ter impacto relevante no espaço para os passageiros e para as suas bagagens.

Debitando 230 cv e oferecendo um binário de 350 Nm, este grupo motopropulsor eletrificado combina baixas emissões de CO2 com excelentes prestações. O novo motor de 1,6 litros T-GDi apresenta a nova tecnologia de Alteração Contínua do Tempo de Abertura das Válvulas (CVVD), em que o tempo de abertura das válvulas passa a estar dependente das condições de condução, em vez de estar definido para um valor fixo. Esta novidade melhora substancialmente a performance do motor a médias e baixas rotações (em 2 a 3%), ao mesmo tempo que diminui o consumo de combustível em até 3%.

A transmissão de potência está a cargo de um sistema com caixa automática de 6 velocidades, no qual está montado um dispositivo elétrico que permite que as potências geradas pelo motor de combustão e pelo motor elétrico sejam transferidas em paralelo, reduzindo-se assim as perdas de energia para o nível mínimo. O resultado é uma resposta imediata à aceleração, independentemente da velocidade, com acesso direto à potência da bateria quando o veículo circula a velocidades mais elevadas.