Suzuki Jimny apresenta-se em versão Pro

10-03-2021

A Suzuki acaba de lançar em Portugal o Jimny Pro. Trata-se de uma versão comercial do icónico todo terreno da marca com homologação N1, ligeiro de mercadorias. O Jimny Pro pretende ser uma ferramenta de trabalho para quem necessita de um 4x4 com agilidade e robustez.

O novo Suzuki Jimny Pro adiciona, a todas as características já conhecidas (ver ensaio anterior), uma prática área de carga sem assentos traseiros que foi redesenhada para facilitar a sua utilização como profissional. Com um solo plano e grelha separadora de carga, oferece um volume máximo de 863 litros, mais 33 do que a versão de passageiros com os bancos traseiros rebatidos. O interior é funcional e prático, em tons escuros e os controles foram desenhados para serem utilizados com facilidade, inclusive com luvas postas.

O novo Jimny Pro é comercializado por 28.374€ sem despesas e pintura metalizada. A única opção disponível é a pintura metalizada na cor verde jungle que tem um valor de 350€ com impostos.

O Suzuki Jimny Pro está homologado como veiculo ligeiro de mercadorias o que faz com que tenha algumas diferenças face a um ligeiro de passageiros, entre elas os limites de velocidade em autoestrada que são de 110km/h e os intervalos de inspeção que tem uma frequência mais curta. Não é possível também a sua utilização como táxi ou veículo de escolas de condução, assim como a transformação em veículo de categoria M1, ligeiro de passageiros.

Robustez e capacidade "made in Jimny"

O novo Suzuki Jimny Pro dispõe do mesmo motor, transmissão e chassis que a versão de passageiros e vai converter-se na ferramenta ideal para muitos profissionais que procuram um veículo robusto e com maior capacidade todo terreno. O Jimny Pro equipa o eficaz sistema de tração 4x4 ALGRIPP PRO com redutoras. O seu robusto chassis escalonado, as suspensões de três apoios com eixos rígidos e umas excelentes quotas todo terreno são outros elementos que lhe permitem oferecer o comportamento autêntico off-road que procuram os profissionais.

O chassi em escada fornece uma base sólida para os componentes da suspensão durante a condução off-road e também ajuda a proteger a parte inferior da carroçaria, mesmo em superfícies irregulares. Um amplo ângulo de ataque de 37 graus, um ângulo ventral de 28 graus e um ângulo de saída de 49 graus permitem que o Jimny passe por cima de obstáculos e suba rampas sem danificar a parte inferior do veículo ou os guarda-lamas. E as suspensões de eixo rígidas prosperam em condução todo terreno.

O motor gasolina de 1.5 litros oferece 102 CV (75 kW) e 130 Nm, suficientes para mover com agilidade um conjunto com um peso em ordem de marcha de 1.090 kilos. O novo Suzuki Jimny Pro apresenta um consumo combinado homologado de 7,7 litros/100km e emissões de CO2 de 173 g/100km (WLTP). A sua velocidade máxima é de 145 km/h.

Este modelo possui as mesmas medidas de segurança que a versão de passageiros, incluindo a travagem de emergência autónoma (DSBS) que emprega uma travagem automática que ajuda a evitar colisões, e o controle de descida e de retenção, que facilitam a condução em pendentes. Para além disso adiciona o eCall, a função de chamada de emergência em caso de acidente.