Airbnb regista elevada procura de alojamento para férias por parte dos seniores portugueses

29-04-2021

Em Portugal, a Airbnb viu um aumento de mais de 100 por cento nas buscas de viagens de verão na plataforma por hóspedes portugueses com mais de 60 anos em março, em comparação com fevereiro.

À medida que o número de pessoas vacinadas aumenta e as condições de saúde melhoram, também aumentam os planos para restabelecer a ligação com amigos e familiares. De acordo com os dados internos da Airbnb, pessoas com mais de 60 anos estão a utilizar a Airbnb para planear as suas próximas férias de verão. Para muitos destes viajantes pode ser a sua primeira viagem desde que a pandemia começou e também a primeira vez que utilizam uma plataforma ou estão interessados em ficar numa casa privada.

Face a um risco ainda maior de complicações graves da COVID-19, muitos seniores (acima dos 60 anos) foram forçados a ficar em casa durante o último ano, voltando-se ainda mais para a tecnologia a fim de se manterem em contacto com os seus entes queridos ou mesmo fazer as suas compras. Mas com a população de 65 anos ou mais a receber pelo menos uma dose de uma vacina COVID-19 - e outros totalmente vacinados - os seniores representam uma grande parte dos viajantes que sonham com a sua próxima aventura ao ar livre.

Como certamente sonham em fazer-se à estrada e adaptar-se às novas formas de viajar, em Portugal a Airbnb viu um aumento de mais de 100 por cento nas buscas de viagens de verão na plataforma por parte de hóspedes portugueses com mais de 60 anos em março, em comparação com fevereiro1. Quanto às preferências dos hóspedes quando procuram alojamento, casas com piscina tornaram-se uma das principais preferências. De facto, é a amenidade mais procurada pelos hóspedes portugueses com mais de 60 anos na plataforma Airbnb2.

Tendo em conta que para muitas pessoas com mais de 60 anos pode ser a primeira vez que utilizam uma plataforma para encontrar alojamento, a Airbnb desenvolveu algumas dicas para os seniores que procuram reservar a sua primeira viagem pós-pandemia, para que se possam preparar para as férias e desfrutar de uma estadia segura e confortável no alojamento disponível na Airbnb com que têm sonhado durante o último ano.

  1. Leia os comentários.

A dica número um para os hóspedes na plataforma é encontrar um alojamento na Airbnb que satisfaça as suas necessidades - e a melhor maneira de o fazer é fazer uso dos comentários. Os comentários incluem frequentemente informações concebidas para ajudar futuros hóspedes, tais como detalhes sobre interações com um anfitrião ou sobre as qualidades que tornaram a estadia especial, como comodidades únicas, toques pessoais ou conveniência. A verificação dos comentários - juntamente com a revisão minuciosa de outros detalhes do alojamento, tais como as políticas de cancelamento do anfitrião ou as regras da casa - irá assegurar uma decisão bem informada e a experiência certa para o hóspede e a família.

  1. Venha preparado.

Embora muitos viajantes ainda estejam a planear aventurar-se perto de casa este verão, os mais velhos podem estar a considerar explorar um destino próximo e mais isolado nas suas primeiras férias. Se o plano for optar por uma viagem mais rural, certifique-se de que vem preparado para a vida numa pequena povoação, talvez comprando mercearias antes de chegar ao alojamento e enchendo o carro com gasolina no caminho, por via das dúvidas.

  1. Prioridade à segurança.

Uma vez totalmente vacinados, a recomendação é que os hóspedes continuem a tomar precauções em relação à COVID-19 enquanto viajam, incluindo o uso de máscara, distanciamento social e lavar as mãos frequentemente.

Além disso, muitos anfitriões fornecem material de limpeza e higienizador de mãos aos hóspedes, e seguem as Práticas de Segurança da Airbnb contra a COVID-19, que incluem o uso de uma máscara, a prática de distanciamento social, e, para os anfitriões e as suas equipas, o cumprimento do nosso protocolo de limpeza avançada em cinco etapas. O CDC também reconheceu recentemente os alugueres de curta duração como sendo mais seguros do que os hotéis para os viajantes. Além do cumprimento das práticas de segurança da Airbnb, é importante que os viajantes revejam e cumpram sempre as recomendações das autoridades sanitárias competentes.

  1. Cuidado com as burlas.

Embora os incidentes negativos sejam extraordinariamente raros, é crucial ter sempre atenção à fraude. Nesse sentido, quando os hóspedes planeiam e reservam a sua viagem, têm de ter a certeza de comunicar sempre com o anfitrião através da plataforma Airbnb e que nunca paguem fora da plataforma. Se um anfitrião na Airbnb pedir para pagar fora da plataforma ou através de outra empresa, os hóspedes devem comunicar a ocorrência. E se não tiverem a certeza se pagaram a reserva fora da Airbnb, podem verificar se a reserva foi reservada através da Airbnb.

Se tiver alguma questão, os especialistas do serviço ao cliente da Airbnb estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, em 11 idiomas.

  1. Peça recomendações aos anfitriões.

Quando os hóspedes estão a planear a sua viagem, podem pedir ajuda ao seu anfitrião. Afinal de contas, os anfitriões são peritos locais! Os anfitriões podem ajudar os hóspedes com detalhes sobre as atrações locais, restaurantes nas proximidades, incluindo lugares que oferecem refeições ao ar livre, para ajudar os hóspedes a apreciar a gastronomia local em segurança.

Através da plataforma Airbnb, qualquer hóspede pode contactar um anfitrião antes de fazer uma reserva, enviando uma mensagem. E uma vez confirmada a reserva, os hóspedes podem continuar a falar com os anfitriões até a estadia terminar.

  1. Faça a reserva com antecedência.

Se os viajantes estiverem a ponderar fazer férias de verão, a reserva antecipada pode garantir que podem encontrar o alojamento que desejam, onde quer que queiram ir. Com a nova ferramenta Datas Flexíveis, os utilizadores podem também procurar alojamento de uma forma totalmente nova, procurando novas opções como uma escapadinha de fim-de-semana, uma semana de férias, ou mesmo estadias mensais. Isso permitirá aos hóspedes ver mais opções enquanto se mantêm flexíveis nas datas exatas da sua viagem, para que esta se adapte às suas agendas.