Em pleno outono, é tempo de magusto e de explorar a apicultura na Quintinha de Monserrate; observar cogumelos no Parque da Pena; e descobrir a mata relíquia do Convento dos Capuchos.
Viagens e Lazer
Os melhores lugares para visitar e ficar
A Parques de Sintra foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o galardão de "Melhor Destino Cultural" do mundo, nos World Luxury Travel Awards 2024. O anúncio foi feito durante as cerimónias oficiais de entrega de troféus que decorreram em Bali, na Indonésia, a 16 de outubro, e em Belfast, na Irlanda do Norte, no passado dia 19.
Os proveitos do alojamento turístico registaram máximos históricos em agosto, com os proveitos totais a aumentarem 7,8% e os de aposento 7,7% em termos homólogos, para 948,1 e 765,5 milhões de euros, respetivamente.
No Palácio Nacional de Sintra, propõe-se um regresso ao reinado de D. Maria Pia de Saboia; em Queluz, revisita-se o século XVIII; e na Quintinha de Monserrate mostra-se como se vivia no campo.
Na nova estação, será possível fazer visitas guiadas especiais aos Parques da Pena e de Monserrate e descobrir onde se escondem os pirilampos nesta época.
Um ateliê de arte botânica, uma experiência de apicultura e visitas ao Jardim Botânico de Queluz ou à mata relíquia do Convento dos Capuchos, são exemplos de propostas para uma rentrée relaxada.
Por todo o país são pelo menos 26 os municípios a cobrar uma taxa por dormida em alojamentos turísticos, mas o número aumentará em breve, sendo o Alentejo a única região onde a medida não é aplicada ou está aprovada.
Novo núcleo museológico do Convento dos Capuchos, em Sintra, expõe objetos que surpreenderam os arqueólogos, como cachimbos e peças de jogo.
Lisboa arrecadou 203,2 milhões com taxa turística cobrada desde 2016 e até julho deste ano
A Câmara Municipal de Lisboa arrecadou um total de 203,2 milhões de euros entre janeiro de 2016 e julho deste ano pela cobrança da taxa turística, que em 2023 atingiu os 40,2 milhões de euros, revelou hoje a autarquia.
A Câmara de Setúbal começa a cobrar, a partir de setembro, uma taxa turística de dois euros por hóspede maior de idade, por noite, medida que deverá render "cerca de 400 mil euros por ano" ao município.
Cascais Miragem entre os melhores hotéis de luxo em Portugal
O Hotel Cascais Miragem foi distinguido com o prémio Travellers' Choice Awards 2018 do TripAdvisor, como o 11.º dos 25 Melhores Hotéis de Luxo em Portugal. Este reconhecimento é dado a apenas 1% dos hotéis existentes e de acordo com as avaliações e opiniões de milhões de viajantes.
Os prémios Travellers' Choice Awards são os únicos prémios da indústria do turismo baseados em milhões de avaliações e opiniões de viajantes em todo o mundo. Estes prémios anuais refletem o melhor dos melhores no que respeita ao serviço, à qualidade e à satisfação do cliente. Os vencedores destes prémios são selecionados anualmente através de milhões de comentários dos membros do TripAdvisor.
Sobre esta distinção, José Branco, diretor-geral do Hotel Cascais Miragem, afirma que vem numa altura em que estão a investir em melhoramentos "para que a experiência no hotel seja ainda mais gratificante e desta forma continuemos a ser reconhecidos internacionalmente pelos nossos hóspedes e pela indústria".
Localizado em frente ao Oceano Atlântico, com vista para o Estoril e para a Marina de Cascais, a 30 minutos do aeroporto de Lisboa e a 15 minutos da pitoresca vila de Sintra, o Hotel Cascais Miragem é um hotel de luxo, idealizado para proporcionar experiências únicas de conforto e bem-estar.
Açores: Melhor destino do ano
Prémio da Rede de Agências de Viagens Bestravel
Os Açores foram distinguidos como Best Destination do ano no encerramento da XIV Convenção Anual da Rede de Agências de Viagens Bestravel que decorreu em São Miguel.
De acordo com uma nota do executivo açoriano, a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo recebeu, no sábado, no encerramento da XIV Convenção Anual da Rede de Agências de Viagens Bestravel a distinção atribuída aos Açores, tendo a governante salientado que a qualificação e a sustentabilidade do destino são "dois dos principais objetivos definidos no Programa do Governo como estratégicos para o desenvolvimento turístico na região.
Marta Guerreiro, citada na nota do executivo, reafirmou a aposta do Governo açoriano no segmento de turismo de eventos, destacando a "especial importância" deste encontro, onde participaram "mais de 200 agentes de viagens e operadores turísticos", uma convenção que teve como tema "Formar, Valorizar, Crescer".
Além disso, a titular pela pasta do Turismo defendeu a "aposta, cada vez mais, na formação e na qualificação dos recursos humanos, de forma a elevar o nível de profissionalismo no atendimento, para que o capital humano à volta das empresas e serviços turísticos seja, efetivamente, uma mais-valia para o setor e para a sua sustentabilidade".