Centro de Bem-Estar Animal da Amadora ampliado e modernizado

04-02-2021

A Câmara Municipal da Amadora está a proceder à requalificação, ampliação e modernização do Centro de Bem-Estar Animal da Amadora (CROAMA). Com um investimento superior a 300 mil euros, os trabalhos iniciaram-se em dezembro e terão a duração de aproximadamente 4 meses.

Com este investimento, será aumentada a área útil de intervenção em mais de 300 m2, respondendo a uma necessidade de atualização deste equipamento municipal, modernizando-o e adequando-o às novas exigências legislativas e sociais. Procurou-se ainda a dignificação da recolha e acolhimento da população animal, otimizando o espaço e a intervenção dos profissionais que aí prestam a sua atividade.

A intervenção consiste na construção de raiz de cinco novos edifícios, enttre os quais, uma sala de preparação de alimentos, sala de observação de felídeos, canil (12 células) em duplicado (totalizando 24 células), com uma área de 206,86 m2. Com esta intervenção, consegue-se aumentar a capacidade de estadia atual de 64 para 112 animais. 

Será criada ainda uma sala de banho e tosquia, sala de observação de canídeos e armazém, com uma área de 118,83 m2.

Sobre o CROAMA

O CROAMA - Centro de Recolha Oficial de Animais do Município da Amadora, foi edificado ao longo do ano 2006 e obteve a licença (PT 05 003 CGM) da Direção Geral de Veterinária no dia 21 de fevereiro de 2008, tendo sido o primeiro Centro de Recolha Oficial licenciado na Área Metropolitana de Lisboa.

Trata-se de um complexo composto por várias valências, entre as quais: canil, gatil e estábulos. Dispõe de uma área social, sala de triagem, posto de vacinação, armazém, lavandaria, cozinha e balneários.

O CROAMA dispõe de um veículo de recolha de animais abandonados que cumpre todas as normas de bem- estar animal e está contemplado com ar condicionado no recetáculo de transporte, proporcionando mais conforto aos animais transportados.