Aquecedores partem de Cascais para ajudar povo ucraniano
A Câmara Municipal de Cascais e a Galp promovem uma ação solidária em prol do povo ucraniano com a doação de 594 aquecedores da GALP com destino final a Irpin, às portas de Kiev, na Ucrânia.

Numa altura em que o inverno rigoroso agudiza as já difíceis condições de vida do povo ucraniano, estes parceiros mobilizaram-se para atenuar a falta de recursos e meios e ajudar a população ucraniana a lidar com as temperaturas baixas que se sentem no território.
Cascais irá assegurar a parte logística da ação, com a partida de um camião do Centro Logístico de Cascais (C3), que irá ocorrer no dia 8 de janeiro, pelas 9h00.
O camião seguirá rumo à Polónia, país onde representantes de IRPIN vão recolher os equipamentos e levar para a geminada de Cascais, na Ucrânia.
Será uma iniciativa que visa reforçar o apoio que se mantém intacto e firme, desde fevereiro de 2022, altura em que se iniciou a guerra com a Rússia.
O município de Cascais tem movido todos os esforços e assegurado formas e parcerias para ajudar na resposta à reconstrução da Ucrânia.
Recordamos o Acordo de Geminação entre Cascais e as cidades ucranianas de Bucha e Irpin, em junho de 2022, momento formal em que se definiram as áreas prioritárias de atuação - como educação - e apoio financeiro.