Bairro Alto celebra Abril com programação até ao final do mês
O Miradouro de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, volta a ser o epicentro das celebrações do 25 de Abril em Lisboa, com uma programação cultural que decorre até ao final do mês e que convida a viver o espírito da Liberdade através da música, do cinema, do teatro e de iniciativas comunitárias.

No dia 24 de abril, a partir das 18h00, o miradouro recebe demonstrações desportivas de boxe, jiu-jitsu e ginástica sénior. À noite, pelas 20h30, há espetáculo com "Cais da Saudade", com primeira parte de José Godinho e Banda.
O dia 25 de abril é marcado por várias iniciativas ao longo do dia, incluindo a exibição do filme coletivo "As Armas e o Povo" às 11h00 e do documentário "SEMPRE", de Luciana Fina, às 19h00, no Cinema Ideal. À noite, às 21h00, o Miradouro recebe o concerto da banda "Entre Cravos e Cordas".
A programação continua no dia 26 de abril, com o concerto do trio "Canto Ondo – Cantem os Poetas!", às 21h00, novamente no Miradouro de São Pedro de Alcântara.
Já no dia 28 de abril, a Escola Básica Gaivotas apresenta a peça de teatro "Era uma vez um País a preto e branco: Estórias de Abril", às 10h00.
As celebrações encerram no dia 30 de abril, com o Desfile da Liberdade, que parte às 18h00 do Miradouro de São Pedro de Alcântara, percorre o Bairro Alto e termina na Bica. Pelas 19h00, tem início o "Arraial da Liberdade", na Bica, promovido pelo Grupo Excursionista Vai Tu.
"A celebração do 25 de Abril no Bairro Alto é um reflexo da identidade do próprio bairro: um espaço de encontro, de cultura e de vivência coletiva. Queremos continuar a afirmar o Bairro Alto como um ponto de referência na cidade, onde tradição e contemporaneidade se cruzam de forma natural", refere Hilário Castro, Presidente da Comissão Executiva da Associação Comercial e Empresarial do Bairro Alto (ACEBA).
A iniciativa, com entrada livre, resulta de uma parceria entre a Junta de Freguesia da Misericórdia e várias entidades locais, contribuindo para dinamizar o comércio e reforçar o papel do Bairro Alto como um dos principais polos culturais de Lisboa.
Com mais de 500 anos de história, o Bairro Alto mantém-se como um dos lugares mais autênticos da cidade e, em abril, como um dos palcos privilegiados para celebrar a Liberdade.