Thierry Neuville soma segundo triunfo do ano no Rali de Portugal, Armindo Araújo foi o melhor português 

21-05-2018

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20) disse hoje ter seguido o exemplo do francês Sébastien Loeb, nove vezes campeão do mundo, para assegurar a vitória na 52.ª edição do Rali de Portugal.

Em conferência de imprensa, o novo líder do Mundial de ralis admitiu que o abandono do francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta) lhe abriu o caminho para o segundo triunfo do ano, depois da vitória na Suécia.

"Ele [Ogier] saiu, mas tenho um caminho para fazer e isso motivou-me ainda mais, acho que foi uma boa decisão continuar a forçar o andamento, para assegurar a liderança. Aprendi com o Loeb, que o importante é seguir para a vitória e acho que fiz bem", recordou Neuville.

Nicolas Gilsoul, copiloto do belga, enalteceu a importância do triunfo na prova, até pela presença lusa na assistência ao i20: "Estou muito satisfeito porque grande parte do nosso 'staff' é português, sabemos que foi importante para eles também e estamos orgulhosos por este resultado.

Neuville e Gilsoul lideram o Mundial com 119 pontos, mais 19 do que Ogier, pentacampeão do mundo, e mais 47 do que o estónio Ott Tänak (Toyota Yaris), que também abandonou o rali na sexta-feira.

"A equipa fez um grande trabalho, tivemos alguns problemas, mas, claro, a equipa espera chegar ao título que nos escapou no ano passado. Tal como na altura, o Thierry lidera, mas queremos que ele mantenha a liderança", frisou o responsável pela equipa da marca sul-coreana, Michel Nandan.

A Hyundai reforçou a liderança entre os construtores, com 175 pontos, contra 162 da M-Sport (Ford). A Toyota, que contou com o quarto lugar do finlandês Esapekka Lappi, segue no terceiro posto, com 140, à frente da Citroën, que se quedou pelos sexto e sétimo lugares do norueguês Mads Ostberg e do irlandês Craig Breen, respetivamente, e soma 111.

O britânico Elfyn Evans (Ford Fiesta) reconheceu "alívio" com a conquista do primeiro pódio da temporada, ao terminar em segundo, a 40 segundos de Neuville, num resultado "agradável, mas não perfeito".

Igualmente em estreia no pódio, mas pela primeira vez na carreira, o finlandês Teemu Suninen (Ford Fiesta), que foi terceiro a 45,9, disse estar a apreciar a experiência: "Finalmente! Sabe muito bem chegar pela primeira vez ao pódio".

O sueco Pontus Tidemand (Skoda Fabia R5) voltou a vencer a categoria WRC2 do Rali de Portugal, numa prova "dura para todos", em que conseguiu andar com "boa velocidade e perto dos limites", terminando no oitavo lugar da geral, a 13.44 minutos.

O também sueco Dennis Radström (Ford Fiesta R2) foi o primeiro na competição de juniores (WRC3J), com uma vantagem de praticamente 15 minutos sobre o segundo classificado, terminando o Rali de Portugal no 22.º lugar, a 35.45,7 minutos de Neuville.

"Foi um fim de semana fantástico, mas continua a ser um desafio fantástico. Tínhamos um bom avanço, mas tinha de manter o carro", referiu Radström, que, quando questionado sobre o salto da pedra sentada, em Fafe, se limitou a explicar que o fez com cuidado.

Armindo Araújo dominou a nível nacional

Depois do triunfo no último Rali de Mortágua, Armindo Araújo e o navegador Luís Ramalho estiveram em grande nível no mais famoso e popular evento do Campeonato de Portugal de Ralis, o Vodafone Rali de Portugal, pontuável para o Campeonato do Mundo FIA (WRC).

A dupla do Team Hyundai Portugal geriu na perfeição o i20 R5 nos duros troços da região Norte, que como é hábito voltaram a receber centenas de milhares de espectadores em alguns dos locais mais emblemáticos dos ralis mundiais.

Assumindo o comando da prova do CPR logo na PEC2, que sucedeu à carismática Super Especial de Lousada, Armindo Araújo combinou de forma perfeita a rapidez e a gestão das circunstâncias do rali, contando com a competitividade do i20 R5 para ganhar um total de seis classificativas e acumular a segunda vitória consecutiva no campeonato. Adicionalmente, Armindo Araújo e Luís Ramalho foram os melhores portugueses nesta 52.ª edição do Vodafone Rali de Portugal, terminando no 14.º lugar da classificação absoluta e no 7.º posto entre os veículos R5.

"Foi um prazer regressar ao Rali de Portugal como piloto e o resultado final também correspondeu plenamente às nossas expectativas", afirmou o bicampeão do Mundo de Produção e tetracampeão nacional. "Nunca tinha disputado esta versão do rali em competição e a dureza dos troços foi sempre o nosso grande obstáculo. Naturalmente, a passagem dos WRC acabava por degradar bastante o estado dos pisos e tivemos de ser inteligentes. O carro esteve excelente e mostrámos mais uma vez que todo o Team Hyundai Portugal tem feito um excelente trabalho desde o início do projeto. É um orgulho enorme receber o apoio de tanta gente na estrada e no parque de assistência e este resultado abre excelentes perspetivas para o resto da época. Parabéns também ao Thierry Neuville e a toda a Hyundai Motorsport por esta magnífica vitória em Portugal", concluiu o novo líder do CPR, aludindo ao triunfo do piloto belga com o Hyundai i20 Coupé WRC, complementado pelo top 5 de outro Hyundai, o de Dani Sordo.

Agora, depois de quatro rondas em pisos de terra, o Campeonato de Portugal de Ralis ruma ao asfalto da Marinha Grande para o tradicional Rali Vidreiro - Centro de Portugal, agendado para os dias 8 e 9 de junho.