Benfica-Sporting: Seis dezenas de estabelecimentos de Lisboa têm de fechar às 17 horas de sábado

08-05-2025

Perto de 60 restaurantes, cafés e supermercados de Lisboa, na zona do Marquês de Pombal e do Parque Eduardo VII, têm de encerrar às 17:00 no sábado, devido aos possíveis festejos do campeonato de futebol, segundo um despacho municipal.

No documento, com a data de quarta-feira e enviado à Lusa pela Câmara de Lisboa, é referida "a solicitação do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública [...] no sentido de restringir o horário de funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais", em mais de uma dezena de artérias da capital.

"Determina-se, por questões de segurança [...], a restrição do horário de funcionamento a partir das 17:00 do dia 10 de maio de 2025 dos seguintes estabelecimentos, situados no perímetro de segurança", indicam no despacho os vereadores responsáveis pelos pelouros do Desporto, Segurança e Polícia Municipal, Rui Cordeiro, e do Espaço Público, Diogo Moura.

Em causa estão, conforme a lista constante do documento, 57 espaços comerciais (restaurantes, cafés, bares, pastelarias e supermercados) localizados na Praça Marquês de Pombal, no Parque Eduardo VII e nas avenidas da Liberdade, Duque de Loulé, Fontes Pereira de Melo, António Augusto Aguiar, Sidónio Pais, bem como nas ruas Braancamp, Camilo Castelo Branco, Rodrigues Sampaio, Andrade Corvo, Martens Ferrão, Joaquim António Aguiar, Mouzinho da Silveira e Duque de Palmela.

Fonte da autarquia disse à Lusa que o município "está em contacto com as associações representativas do setor e com os comerciantes para os sensibilizar para esta solicitação da PSP".

O título português de futebol pode ser atribuído já no sábado, no dérbi lisboeta entre Benfica e Sporting, que tem início às 18:00 no Estádio da Luz.

Habitualmente, para celebrar a conquista do campeonato, os adeptos de ambos os clubes concentram-se no Marquês de Pombal e nos arredores.

Benfica e Sporting lutam pelo título em ronda de muitas decisões na I Liga

O confronto entre 'águias' e 'leões' monopoliza a atenção, numa altura em que os rivais lisboetas estão empatados na liderança, a grande distância de FC Porto e Sporting de Braga, embrenhados na luta pelo terceiro lugar, a única posição relevante que, garantidamente, não pode ficar decidida nesta ronda.

O Sporting, atual campeão, entrará no relvado do Estádio da Luz, em Lisboa, às 18:00, com a vantagem de continuar dependente de si para conquistar o 21.º título em caso de empate, mas só a vitória lhe permite assegurar antecipadamente o primeiro bicampeonato desde que alcançou o 'tetra', em 1954.

Se o triunfo por qualquer margem servirá para a equipa 'leonina' festejar na casa do maior rival, o Benfica necessita de se impor por dois ou mais golos de diferença para assegurar já no sábado o 39.º título, uma vez que perdeu por 1-0 no Estádio José Alvalade, na primeira volta.

O golo marcado nesse jogo pelo moçambicano Geny Catamo, aos 28 minutos, pairará sobre o dérbi lisboeta, que se repete duas semanas mais tarde, na final da Taça de Portugal, ainda que a vitória tangencial não deixe de colocar os 'encarnados' em posição privilegiada.

À exceção dos lesionados de longa data, o treinador Rui Borges conta com uma equipa na máxima força, na qual se destaca o avançado sueco Viktor Gyökeres, melhor marcador da I Liga, com impressionantes 38 golos, enquanto o suíço Zeki Amdouni pode ser baixa na formação benfiquista, orientada por Bruno Lage.

Na última jornada, Benfica e Sporting defrontam adversários complicados, mas sob pressupostos muito diferentes: a equipa da Luz desloca-se ao terreno de um Sporting de Braga em luta com o FC Porto pelo terceiro lugar e a presença direta na Liga Europa, enquanto o Sporting recebe o Vitória de Guimarães, provavelmente, já com o quinto lugar garantido.

Os portuenses, a viverem uma época conturbada, apanharam os bracarenses na ronda anterior e, uma vez que estão em igualdade no confronto direto (o FC Porto ganhou em casa por 2-1 e o Sporting de Braga impôs-se no seu estádio por 1-0), o último lugar do pódio só poderá atribuído dentro de uma semana.

Os 'dragões' disputam no domingo o dérbi da cidade do Porto, no recinto do Boavista, 16.º e antepenúltimo classificado, a necessitar de todos os pontos possíveis para evitar a despromoção, enquanto os 'arsenalistas' visitam o Casa Pia, tranquilo oitavo posicionado.

Os 'axadrezados' partem para a reta final do campeonato em igualdade com o AVS, 17.º e penúltimo colocado, que substituiu Rui Ferreira por José Mota no comando técnico, e o lanterna-vermelha Farense, todos a cinco pontos de distância do Estrela da Amadora, 15.º e primeira equipa acima da zona vermelha, mas ainda não totalmente a salvo.

A vitória do Boavista sobre o FC Porto, no jogo de encerramento da 33.ª jornada, aliada a um triunfo do Estrela da Amadora na receção ao AVS e à derrota do Farense em Guimarães, também no domingo, condenará de imediato avenses e algarvios à despromoção, enquanto os 'axadrezados' teriam de disputar o play-off de manutenção com o terceiro classificado da II Liga.

O Farense não terá tarefa fácil no estádio do Vitória de Guimarães, que ocupa o quinto lugar, com três pontos de vantagem sobre o Santa Clara, sexto, e vantagem no confronto direto, pelo que apenas terá de repetir o resultado dos açorianos na receção ao Famalicão para assegurar o último posto europeu, de acesso possível à Liga Conferência.

Programa da 33.ª jornada:

- Sábado, 10 mai:

Nacional - Rio Ave, 15:30

Santa Clara - Famalicão, 15:30

Benfica - Sporting, 18:00

Casa Pia - Sporting de Braga, 20:30

Gil Vicente - Arouca, 20:30

- Domingo, 11 mai:

Estrela da Amadora - AVS, 15:30

Moreirense - Estoril Praia, 18:00

Vitória de Guimarães - Farense, 18:00

Boavista - FC Porto, 20:30