Caminhada pelas Doenças Raras arranca em Cascais
Consciencializar a sociedade sobre as doenças raras, qual o seu impacto na vida das famílias afetadas, as dificuldades sentidas no seu quotidiano e incentivar investigadores e governantes a entender as necessidades daqueles que vivem com estas patologias... Este é o mote a 3ª Edição Walk for Rare que se realiza sábado, em Cascais.

Esta caminhada solidária é um evento oficial do Rare Disease Day e é aberta à participação de todos, quer na sua modalidade presencial, a ter lugar no dia 26 de fevereiro, a partir das 10h30 na Baia de Cascais, ou na modalidade virtual, a partir de qualquer local do mundo, entre dia 25 e 28 de fevereiro, em que os participantes são desafiados a caminhar cerca de 2km e a partilhar as fotos das suas caminhadas nas redes sociais com os hashtags #JuntosSomosRaros e #WalkForRarePortugal.
Atualmente as doenças raras afetam cerca de 5 por cento da população mundial e mais de 300 milhões de pessoas, dos quais 70 por cento são crianças, vivem com uma ou mais das 6000 doenças raras identificadas em todo o mundo e para as quais ainda não existe cura.
O valor de inscrição é 8,00€ e inclui a oferta de um artigo personalizado para a caminhada, disponível para as primeiras 500 inscrições de participantes em Portugal. As inscrições estão abertas até 25 de fevereiro e podem ser realizadas online em www.walkforrare.org. Todos os participantes poderão ainda fazer doações que reverterão para o apoio aos projetos em curso da Addapters Org.
Toda a informação está disponível em www.walkforrare.org e nas redes sociais Facebook - www.facebook.com/walkforrare/- e Instagram - www.instagram.com/walkforrare/.
Nota: A ONU - Organização das Nações Unidas, elegeu o último dia do mês de fevereiro (28 ou 29) de cada ano para assinalar o Dia Mundial das Doenças Raras, uma iniciativa que procura dar visibilidade e despertar para o impacto que as doenças raras têm nas vidas de todos, dos doentes aos cuidadores e comunidade científica. Organizada pela associação sem fins lucrativos Addapters Org e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, a Walk For Rare conta este ano com a 3ª edição, em que todos podem participar na caminhada, presencial ou virtualmente.