Cascais assinala Semana Contra a Violência Doméstica
Na semana de 20 a 25 de novembro, o município de Cascais vai assinalar a Semana Contra a Violência Doméstica. Estão programadas várias ações para cada dia, com o objetivo de sensibilizar para o tema da Violência Doméstica nas suas mais variadas formas.

A Semana contra a Violência Doméstica conta com uma programação variada e focada no fenómeno da violência doméstica. Entre ações de sensibilização, formação e seminários, o destaque passa pela apresentação do teatro "A Montanha" no Teatro Experimental de Cascais, no dia 23 de novembro, que será aberta ao público em geral. A entrada é gratuita mas sujeita a inscrição AQUI.
O combate à violência doméstica tem sido, nas duas últimas décadas, uma das prioridades e apostas mais fortes do Município de Cascais, em estreita
articulação com todas as organizações locais relevantes neste domínio, que constituem o Fórum Municipal contra a Violência Doméstica, uma plataforma de referência nesta área em todo o País e comprometida no objetivo da erradicação deste fenómeno no nosso concelho.
Através do Fórum Municipal contra a Violência Doméstica, o município de Cascais desenvolve, desde 2003, uma intervenção integrada e interdisciplinar, tendo como missão prevenir e combater a violência doméstica no concelho.
O Fórum Municipal contra a Violência Doméstica assinala 20 anos de existência no dia 25 de novembro, data em que se assinala também o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Nos últimos anos as Forças de Segurança registam uma média anual de cerca de 450 casos de Violência Doméstica em Cascais. A grande maioria das vítimas são mulheres (em 2022, 82%) e a grande maioria dos agressores são homens (em 2022, 83%). Em 2022, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais instaurou 607 processos de crianças vítimas de Violência Doméstica.