Cascais com vagas para 2370 jovens voluntários

São 2370 vagas a que os jovens de Cascais se podem candidatar para ocupar os seus tempos livres de verão, contribuindo com um serviço para a comunidade, através de programas que promovem o espírito de voluntariado e a cidadania ativa.

A edição de 2019 terá 2 fases de inscrições, de 15 de abril a 17 de maio e de 18 de maio a 16 de junho.

Os programas de voluntariado são 6: Cultura no Bairro, Cultura Social, Férias na Desportiva, Locals, Maré Viva e Natura Observa.

A Maré Viva está há 20 anos a criar uma praia melhor e a Cultura Social celebra 10 anos de colaboração com as entidades de solidariedade social do concelho de Cascais.

Estão previstas inúmeras atividades para celebrar os 20 anos da Maré Viva e a dedicação de cerca de 12.000 Marézinhas Voluntários que têm vindo a contribuir para o bem-estar geral e segurança dos utentes das praias do concelho, passando o espírito Marézinha aos irmãos mais novos (12 aos 14 anos) que, desde há 3 anos, têm a oportunidade de fazer parte desta grande família através do Projeto Marézinhas do Futuro. Ao longo dos anos foi sentida a necessidade de facilitar o acesso às praias aos utentes com mobilidade condicionada, e há 10 anos foi criado o projeto Cascais Acessível - Praia Para Todos, cuja equipa é constituída por jovens com formação na área da saúde. Este projeto já proporcionou cerca de 18.000 banhos aos utentes de aproximadamente 40 entidades/ano.

O Cultura Social fomenta há 10 anos o espirito comunitário e de solidariedade, apoiando as entidades sem fins lucrativos de Cascais. Por aqui já passaram cerca de 3.500 voluntários que dedicaram o seu tempo a mais de 50 entidades/ano. Para o voluntário é uma forma de desenvolver algumas competências profissionais e conhecer o funcionamento de algumas organizações de acordo com a sua área de preferência, sendo igualmente uma forma de validar a área de formação que escolheram ou pretendem seguir no futuro. Para as entidades é uma forma divulgar o trabalho que desenvolvem na comunidade e de se aproximarem dos jovens, reforçando atitudes de entreajuda, espírito de equipa e colaboração, e o desenvolvimento de outras competências humanas e cívicas.

As inscrições para todos os programas podem ser feitas através de formulários online disponíveis no portal Cascais Jovem.