Cascais convida população a participar nas vindimas
Viver numa zona urbana mas ter a oportunidade de participar nas vindimas. E de um néctar especial e único: o Vinho de Carcavelos.
No dia 8 de setembro o município de Cascais oferece a experiência da colheita da uva aos munícipes, mediante inscrição, em terras do Mosteiro de Santa Maria do Mar. Depois dos trabalhos há arraial com petiscos e música aberto a todos.
Assim, a partir das 17h00 e até às 20h00, o Mosteiro, em Sassoeiros, abre as portas aos munícipes previamente inscritos para a vindima das castas Ratinho, Galego Dourado, Arinto, Castelão e, pela primeira vez, Preto Martinho. Após a vindima, os participantes estão convidados para uma refeição ligeira, com porco no espeto e sanduíches vegetarianas, bebidas do Castiço Bar, que se junta à iniciativa, e animação com um DJ convidado.
A colheita de 2023 está estimada em 7800 kg o que deve resultar em 7800 garrafas de Vinho de Carcavelos. Esta é a maior quantidade recolhida em Cascais desde que, em 2017, o Mosteiro de Santa Maria do Mar foi adquirido pela Câmara de Cascais com o objetivo de recuperar o vinho de Carcavelos no concelho e devolver aos vizinhos um espaço verde
É a terceira edição do evento dedicado às vindimas comunitárias em Cascais, realizada no âmbito do programa Terras de Cascais, e visa promover a recuperação do vinho de Carcavelos, trazer a comunidade ao Mosteiro de Santa Maria do Mar e criar sentimento de pertença e espírito de comunidade.
O Mosteiro foi adquirido pela autarquia em setembro de 2017. A vinha, com cerca de 2,7 hectares, foi replantada em 2019 e em 2020 foi enxertada. A nova vinha pretende melhorar o potencial enológico do vinho de Carcavelos com recurso a castas que caíram em desuso visando uma melhor adaptação ao território e resiliência às alterações climáticas, bem como aumentar a valorização do património enológico português.
O vinho e a vinha do Mosteiro de Santa Maria do Mar são criadas e mantidas com preceitos sustentáveis. A implementação de um sistema de agricultura regenerativa para recuperar o Vinho de Carcavelos implica práticas agrícolas que favorecem a biodiversidade e fixam CO2 no solo. O Mosteiro de Santa Maria do Mar e as vinhas comunitárias de Cascais são polos de sustentabilidade em meio urbano: respeitando os ciclos da natureza e devolvendo aos vizinhos o sentido de comunidade.
As vagas para esta edição da Vindima do Vinho de Carcavelos são limitadas e os interessados poderão inscrever-se através de um formulário disponibilizado pela empresa municipal Cascais Ambiente.