Cascais em nome da floresta autóctone

Na IX Semana da Floresta Autóctone, que decorre de 17 a 24 de novembro, a Cascais Ambiente promove ações de sensibilização e educação ambiental, mobilizando a comunidade, designadamente a comunidade escolar, para a importância da preservação e valorização da flora nativa.

As espécies autóctones são mais resistentes aos incêndios, a pragas e doenças e estão melhor adaptadas ao nosso clima - períodos de seca ou chuva intensas-, são importantes no equilíbrio biológicos do nosso ecossistema e na preservação de espécies animais.

Esta consciencialização da comunidade para os problemas do desenvolvimento sustentável e de responsabilidade coletiva na conservação e preservação do ambiente, tem particular importância num contexto pós-incêndio que afetou parte do Parque Natural Sintra-Cascais.

As atividades desta semana incidirão na estabilização de emergência de modo a controlar a erosão do solo e invasão biológica de espécies exóticas.

Recorde-se que o dia da Floresta Autóctone comemora-se na Península Ibérica, dia 23 de novembro e a Cascais Ambiente comemora todos os anos com várias atividades, um compromisso que se realiza desde 2010, e que envolverá a participação de escolas, associações e parceiros estratégicos municipais.