Cascais evoca Movimento dos Capitães nos 50 anos do 25 de abril

01-03-2024

A Câmara Municipal de Cascais associa-se à Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril na evocação, esta terça-feira, dia 5 de março, em Cascais, dos 50 anos de uma relevante reunião do Movimento dos Capitães neste concelho.

Nesse encontro, os Capitães assumem como irreversível a opção pelo golpe de Estado, determinam um reforço da sua organização e acionam os mecanismos para a conclusão de um projeto político que sintetiza os seus objetivos fundamentais.

A iniciativa tem organização conjunta da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, com a Associação 25 de Abril e a Câmara Municipal de Cascais.

Inauguram-se duas peças que integram o projeto artístico «Girândolas de Luz», da autoria de Catherine da Silva, com o objetivo de promover e preservar a memória destes acontecimentos. As Girândolas evocam a forma dos cravos que deram nome à Revolução e têm entre 3m e 4,5m.

Por favor, confirme a presença do seu órgão de comunicação social para jcfernandes@50anos25abril.gov.pt e para paula.colaco@cm-cascais.pt

Programa

11h00 – Inauguração de uma Girândola de Luz no local onde se realizou a Reunião de 5 de março de 1974, no Ateliê do Arquiteto Braula Reis, no n.º 13 da Rua Visconde Luz, em Cascais.

12h00 – Inauguração de uma Girândola de Luz no local onde se realizou a Reunião de 24 de novembro de 1973, na residência da família Fonseca Ribeiro, em São Pedro do Estoril (rotunda junto ao Restaurante "O Mira").

Intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras; do Presidente da Direção da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço; e da Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola.

12h50 – Chegada da comitiva ao Centro de Congressos do Estoril, onde se realizará o almoço:

Pedro Vaz interpreta a música «Grândola, Vila Morena».

Intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras; do Presidente da Direção da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço; e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Concerto de Pedro Vaz, com interpretação das músicas «Venham mais cinco», «Tourada», «E depois do Adeus».

16h30 – Encerramento