Cascais inaugura o primeiro ecoponto marítimo do país

15-07-2020

Há um novo Ecoponto Marítimo na Baía de Cascais para apoiar a atividade piscatória. O equipamento foi inaugurado na terça-feira, num momento em que também foram lançados dois novos projetos que vão contribuir para o desenvolvimento de um modelo de "Economia Circular Azul": "Pesca por um Mar Sem Lixo" e "Blue Circular Postbranding".

Para o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, a implementação destas iniciativas: "É fundamental. E então aqui, na Vila de Cascais, onde há uma tradição marítima e pesqueira muito grande, é muito importante que estas iniciativas ganhem o relevo que estão a ganhar".

Através do projeto-piloto Pesca por um Mar Sem Lixo, que conta com a DocaPesca como parceiro, foram entregues contentores às Associações de Pescadores de Cascais. Cada uma das embarcações de pesca terá contentores para recolha do lixo produzido a bordo e/ou encontrado no mar. 

Ao chegarem a terra, o lixo deverá ser colocado no Ecoponto Marítimo para depois ser reciclado, contando com o projeto-piloto Blue Circular Postbranding para 'dar uma nova vida' ao plástico, transformando-o em novos produtos que serão devolvidos aos pescadores, representando um valor acrescentado para o setor das pescas. 

Este projeto é financiado pelo programa operacional Mar 2020 que envolve o IADE, Docapesca, a TratoLixo e a autarquia. Uma sinergia fundamental para o desenvolvimento de uma economia circular.