Cascais oferece 25 máscaras por pessoa para tornar o Natal mais seguro

22-12-2020

A Câmara de Cascais marca o arranque da semana das Festas com uma atualização da oferta de máscaras aos estudantes, trabalhadores e residentes no concelho que até aqui era de dez por semana. 

Através dos seus 89 parceiros da rede social e associativa, a autarquia passa assim a disponibilizar 25 máscaras gratuitas por semana, por pessoa, durante as próximas duas semanas - até 31 de dezembro.

O aumento extraordinário de 150% na oferta destes equipamentos de proteção individual aos cidadãos pretende promover um ambiente de maior segurança num contexto em que as famílias se preparam para comemoração do Natal e do Fim de Ano em plena crise pandémica.

"Este é um tempo muito especial para a maioria das famílias. Mas é preciso que todos tenham o máximo cuidado para que não se deite tudo a perder. Apelo às famílias para que cumpram todas as regras para um Natal seguro. E, pelo menos em Cascais, não será por falta de máscaras que não faremos o que é preciso fazer para que esta pandemia não nos tire o Natal", aponta o Presidente da Câmara, Carlos Carreiras.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Cascais universalizou a gratuitidade das máscaras em Outubro, por ocasião da aprovação do decreto-lei que tornou obrigatório o uso de máscaras na via pública, permitindo que cada cidadão residente, estudante ou trabalhador no concelho tenha acesso a 10 máscaras gratuitas por semana. Ao abrigo desta iniciativa foram oferecidas mais de 1,6 milhões de máscaras.

Antes disso, logo no inicio da pandemia o programa "Máscaras Acessíveis" tinha aberto um canal direto de abastecimento, a baixo custo, através da rede social de Cascais. Ao abrigo do programa, foram colocadas mais 3 milhões de máscaras na comunidade, o que significou um encaixe de 700 mil euros para o terceiro setor.