Cascais recebe atletas especiais

23-10-2018

A quarta edição dos Jogos de Portugal Special Olympics irá realizar-se de 24 a 27 de Outubro, nos Salesianos de Manique. A cerimónia de abertura está agendada para o dia 25 de outubro, no Mercado da Vila em Cascais.

A organização desta iniciativa está a cargo do Special Olympics Portugal e da CERCICA, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e o Instituto Português do Desporto e Juventude, que integra o programa nacional Desporto Para Todos.

Durante quatro dias, o Concelho de Cascais vai receber 157 Atletas, de 18 instituições nacionais que acreditam e apostam na promoção do desporto junto das pessoas com deficiência, integrando-as num enquadramento técnico de competição adequado. Em prova vão estar quatro modalidades - atletismo, futsal, basquetebol e natação -, cujas provas irão decorrer nos Salesianos de Manique, garantindo assim uma envolvência e apoio dos estudantes aos atletas.

A cerimónia de abertura será no dia 25 de outubro, às 12h, no Mercado da Vila em Cascais. Este cenário será o palco do momento mais alto do dia, com a chegada da Torch Run e o desfile de todas as delegações (instituições).

Entre os convidados contamos com a presença do Presidente da Câmara da Autarquia, Carlos Carreiras, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, Comité Olímpico Portugal, Maria Machado e ainda o Presidente do Special Olympics Portugal, José Dias Ferreira, da CERCICA, Pedro Alarcão, entre outras entidades que fazem a diferença na área do desporto e das pessoas com deficiência.

Sobre a Special Olympics é uma organização internacional criada para apoiar as pessoas portadoras de deficiências intelectuais, desenvolver a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização.

Sobre a CERCICA - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais, existe há 42 anos no concelho de Cascais para promover, de forma sustentada e num contexto profissional de excelência, a qualidade de vida e a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e incapacidades.