Cascais recebeu comitiva da Arábia Saudita para reforçar cooperação económica e institucional

21-01-2026

O Município de Cascais recebeu esta terça-feira, nos Paços do Concelho, uma comitiva da Arábia Saudita, no âmbito de uma missão económica a Portugal que decorre até 25 de janeiro.

Cascais teve a oportunidade de apresentar o potencial económico, estratégico e inovador do seu território, assim como vários projetos nas diferentes áreas: habitação pública municipal, turismo, inovação, ensino superior, saúde e economia.

Nuno Piteira Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Cascais destacou a importância estratégica desta visita e a "aposta na cooperação internacional e na partilha de boas práticas. Esta visita permitiu dar a conhecer o nosso modelo de desenvolvimento, nomeadamente na área da habitação pública, e reforçar relações institucionais baseadas na confiança e na criação de valor para os cascaenses."

O Presidente do Conselho Empresarial Arábia Saudita–Portugal, Alwalid Albaltan, destacou, durante a visita, o potencial de Cascais e sublinhou o interesse "em trabalhar com Cascais no futuro".

A delegação saudita, composta por decisores públicos, líderes empresariais e investidores, foi recebida no Salão Nobre pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, seguindo-se uma sessão de trabalho na Sala do Futuro, com a participação do Vice-Presidente da autarquia, Luís Capão, e de responsáveis municipais e institucionais.

O programa incluiu apresentações institucionais sobre o posicionamento de Cascais enquanto destino de excelência na costa atlântica, as políticas de habitação pública e o ecossistema académico e de inovação, com a participação da Nova School of Business and Economics e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

A agenda integrou ainda apresentações de empresas sediadas no concelho, representativas de diversos setores, proporcionando um contacto direto entre investidores sauditas e o tecido empresarial local.

A missão tem como objetivo reforçar as relações bilaterais, identificar oportunidades de investimento e promover parcerias estratégicas entre os dois países.