Covid-19: Cascais reforça testagem para apoiar restauração

12-07-2021

Cascais reforçou o programa de testagem itinerante nos autocarros Covid-Bus, às sextas, sábados e domingos, em horários adequados aos picos da restauração, em todas as freguesias.

A decisão foi tomada em resposta às recentes deliberações do Governo que, para acesso aos restaurantes, impõem, a partir das 19h00 de sexta-feira e durante os fins de semana e feriados, a apresentação do Certificado Digital Covid-19 (de vacinação, testagem ou recuperação), ou, em alternativa um teste à Covid-19 negativo. O mesmo é exigido no momento do check-in em estabelecimentos de hotelaria ou alojamento local.

Com esta medida, Cascais cria soluções para que os cidadãos possam viver com alguma normalidade, dando-lhes mais opções, mais cómodas e gratuitas para a testagem que o Governo tornou obrigatória. Simultaneamente favorece a salvaguarda das dinâmicas económicas do concelho, já muito afetadas pelo ambiente de limitação das liberdades (ler despacho).

Para assegurar a realização do maior número de testes possível, permitindo aos cidadãos cumprir as novas regras com maior facilidade, a Câmara Municipal de Cascais arranca nos próximos dias com a criação de mais Postos de Testagem de Proximidade, em todas as freguesias, em locais a definir pelas Juntas em articulação com o município.

Esta medida de apoio à restauração e ao turismo, envolve, além do município, as Juntas de Freguesia, Associação Empresarial do Concelho de Cascais e a DNA Cascais, e vai traduzir-se numa capacidade instalada para realizar cerca de 30.000 testes antigénio por semana distribuídos entre:

CENTRO TESTAGEM FIARTIL: capacidade instalada de 4000 testes dia

TESTAGEM ITINERANTE BUS: capacidade instalada de 5000 testes semanais

TESTAGEM DE PROXIMIDADE: capacidade de 200 testes dia, por cada freguesia.