Cascais traça balanço positivo do primeiro mês de funcionamento de novo operador de transportes

30-06-2021

Primeiro mês do novo operador de transportes de Cascais apresenta resultados animadores, adianta a autarquia, para quem "continuar a melhorar a servir os cidadãos é o caminho".

Completou-se no passado dia 25 de junho o primeiro mês da nova operação de transporte público rodoviário municipal.

Apenas nos primeiros 30 de atividade, foram transportados em Cascais mais 26.000 passageiros e percorridos mais 232.000, o que representa, respetivamente, um aumento de 5% e 50% face ao período homólogo (25 de maio a 25 de junho de 2020).

"Estes números refletem o aumento radical de frequência e também o crescimento das rotas dos novos autocarros, permitindo que Cascais cumpra o seu desígnio de ter mobilidade gratuita e de primeira geração para todos os munícipes, trabalhadores e estudantes no concelho", salienta a autarquia em comunicado.

"A transição para esta nova realidade não foi feita sem dificuldades. Houve, evidentemente, curvas íngremes de aprendizagem. As mensagens que a Câmara de Cascais e a Martin receberam dos utilizadores - com sugestões e críticas - foram preciosas para afinar o nível de serviço prestado aos cascalenses que se deseja ser sempre de primeira classe", acrescenta.

O que mudou em 30 dias?

A nova operação permitiu a introdução de dois conceitos fundamentais: funcionamento em rede e a criação de eixo de transporte público, os quais permitem uma maior e melhor conectividade entre as várias linhas que compõem a nova rede municipal.

A nova rede de transporte público rodoviário municipal é constituída por 41 linhas, das quais 36 são operadas pela Empresa Martin, e 5 são operadas pela Cascais Próxima. Destas, 11 são novas e 30 migraram da rede anterior, embora com ajustes no seu traçado e/ou horário.

Instrumento crítico na promoção da coesão territorial, a rede atual mantém em grande medida o seu cariz de rede radial e promove a ligação dos diferentes aglomerados urbanos às estações de caminho-de-ferro numa orientação norte-sul.

A introdução de novas linhas permitiu concretizar ligações diagonais no território concelhio, de que é exemplo a linha M31 Carcavelos-Hospital de Cascais, gerando nós de transbordo e conetividade entre linhas, e potenciando, genericamente, o comportamento em rede com diminuição do tempo de percurso.

O ajuste de traçados, o aumento da frequência, o alargamento da cobertura diária do serviço de transporte público e a introdução de uma nova frota de autocarros, permitiram ganhos de eficiência, diminuição dos tempos de percurso, redução dos tempos de espera e aumento de comodidade.

Passado o primeiro mês de funcionamento desta nova operação é possível fazer um balanço positivo, sabendo que continuaremos a melhorar continuamente o nível de serviço prestado aos cascalenses.

Em Números:

30 dias

430.000 km percorridos ( + 232.000 km)

489.702 passageiros (+ 26.000)

11 novas linhas

96 novos autocarros