Covid-19: Cascais vai fornecer equipamentos a outros municípios de Lisboa

30-03-2020

A segunda remessa com equipamentos médicos e proteção individual contra o COVID-19, que a Câmara Municipal de Cascais encomendou, no início do mês, chega, esta segunda-feira, (30/03) pelas 17 horas, ao aeroporto de Lisboa. São 700 caixas, ao todo cerca de 10 toneladas, com luvas, máscaras, fatos, viseiras e outros materiais.

Uma nova encomenda no âmbito da cooperação entre os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, está prevista chegar entre 5 e o 8 de abril, no entanto

Carlos Carreiras afirmou que "enquanto a encomenda realizada no âmbito da AML não chegar o município de Cascais vai continuar a fornecer outros municípios, numa ação de solidariedade metropolitana".

São 700 caixas com luvas, máscaras, fatos, viseiras e outros materiais, ao todo a Câmara de Cascais, já comprou e começou a distribuir mais de 3 milhões de máscaras.

Desta forma a Câmara de Cascais vai reforçar o stock, destes equipamentos essenciais para proteção pessoal contra a epidemia do novo Corona vírus, que desde quinta-feira tem estado a fornecer às instituições do concelho.

Instituições do concelho começaram a receber materiais de proteção contra o CODIV-19

A Câmara Municipal de Cascais disponibilizou parte da sua encomenda de 20 toneladas de material médico e de proteção, para vários municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

Na sexta-feira, o município do Seixal e de Sesimbra fizeram o levantamento destes materiais e no sábado, foram os municípios de Setúbal e Alcochete a deslocar-se ao centro logístico de Cascais para o levantamento de alguns desses materiais de combate ao COVID-19.

"A solidariedade de Cascais extravasa o âmbito do nosso concelho e como tenho repetido face a esta grave situação, somos todos por todos", sustentou Carlos Carreiras.

"Sabemos que a aflição destes municípios é muito grande e na coordenação que temos estabelecido com os outros 17 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa e antes que a grande encomenda, que foi colocada no mercado, na passada semana, chegue colocámos à disposição destes municípios parte da nossa encomenda de 20 toneladas", adiantou o presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Várias instituições do concelho, como a Polícia, GNR e a Polícia Marítima já fizeram o levantamento dos materiais de proteção que chegou na quinta-feira de uma encomenda à China e que foi a primeira a chegar a Portugal, num avião fretado pelo município de Cascais.

Ao longo do fim de semana, várias instituições de solidariedade social irão proceder ao levantamento destes materiais fundamentais para a proteção contra a contaminação do novo Corona vírus.