Cascais volta a ser capital da vela e acolhe frota internacional de luxo
O mar de Cascais vai ser palco de duas importantes regatas internacionais que se realizam no início de junho: a Mirpuri Foundation Sailing Trophy, que decorre dias 4 e 5, e a 1.ª edição da Ocean Race Europe, cuja etapa em Cascais decorre de 2 a 6 de junho e conta com os melhores velejadores do mundo.

Vinda de França, a Ocean Race Europe chega a Cascais dia 2 e parte dia 6 para Alicante e posteriormente para Génova, onde tem o seu término. No dia 5, no âmbito da Sailing Trophy, realiza-se uma prova na qual participam todas as equipas da ST e a equipa portuguesa da Ocean Race Europe. Esta prova é primeira regata costeira da OCE.
Quanto à regata da Mirpuri Foundation Sailing Trophy, o seu arranque no dia 4 de junho coincide com a escala em Cascais da 1ª edição da The Ocean Race Europe, a primeira prova de vela oceânica na Europa, o que significa que a frota completa com 12 embarcações VO65 e IMOCA 60, irá alinhar-se pela primeira vez em Portugal, prometendo um evento único.
Organizada em parceria com o Clube Naval de Cascais, a Sailing Trophy é oficialmente aberta pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, no dia 4 e 5 de junho, com uma recriação histórica simbólica do disparo de canhão do Forte de Santo António da Barra.
Considerando a grande participação no ano passado, este ano concorrem muitas embarcações de diferentes classes que já se inscreveram para o evento, após um ano difícil para a comunidade náutica. Este ano, os jovens velejadores da Optimist Cup, são um atrativo particular para o evento, tendo estes a oportunidade de competir na mesma regata do que a frota da The Ocean Race Europe, com os melhores velejadores do mundo.
Entre as estrelas da vela que competirão na frota da Ocean Race Europe, estão três atletas olímpicos portugueses, Frederico Melo, Bernardo Freitas e Mariana Lobato, a bordo do VO65 'Racing For The Planet', da equipa Mirpuri Foundation Racing Team.

A sustentabilidade e a educação são princípios fundamentais tanto para a Fundação Mirpuri como para a Câmara Municipal de Cascais, sendo que a regata Mirpuri Foundation Sailing Trophy realizada no ano passado teve com objetivo principal consciencializar o público para projetos de conservação marinha e proteção dos oceanos.
Para Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, "Cascais já faz parte do itinerário da Mirpuri Foundation Sailing Trophy. Depois da edição anterior, marcada por um contexto inédito de pandemia, a edição deste ano prossegue os desígnios propostos pelos organizadores, a Fundação Mirpuri, com o apoio da Câmara de Cascais". "Esta prova, uma das mais marcantes no âmbito da competição de vela em termos mundiais, tem uma componente ambientalista que corresponde aos desígnios do município. A preservação dos mares e dos ecossistemas marinhos, o combate à poluição oceânica são também objetivos que vão a bordo dos veleiros deste troféu e são também a marca de Cascais", salienta
"A regata do ano passado foi o ponto alto do calendário de vela. Este ano teremos os olhos da comunidade desportiva internacional sobre nós. Orgulhamo-nos de transmitir a nossa mensagem de sustentabilidade e conservação dos oceanos e esperamos receber concorrentes de todo o país em Cascais", afirma Paulo Mirpuri, Fundador da Fundação Mirpuri.
Uma equipa médica estará presente no evento, com todos os participantes, pessoal de apoio e meios de comunicação necessários para serem testados para o Covid-19 antes da corrida, a fim de permitir uma competição segura.