Cerca de 18% dos consumidores que já entregaram o IRS afirmam ter recorrido a um contabilista
Serviços de contabilidade para o efeito aumentaram +124% face a 2021. A procura por serviços de contabilidade centra-se sobretudo em Lisboa (33%), Braga (20%); Setúbal (12%), e Porto (11%).

O OLX acaba de revelar os resultados de um inquérito aplicado na sua plataforma, em meados de abril, no qual cerca de 18% dos utilizadores que já entregaram a sua declaração anual de IRS afirmam ter recorrido a serviços de contabilidade para o efeito. No geral, 44% dos inquiridos afirmam já ter submetido a sua declaração (amostra de 3700 utilizadores).
Com base nos dados gerais da plataforma, o OLX verifica que existe um aumento de +124% de oferta de serviço de contabilidade para efeito de entrega de IRS em fevereiro e março de 2022, meses que antecedem o início do prazo legal, face ao período homólogo do ano passado. Relativamente à procura por este tipo de serviços, verifica-se também um aumento de 2% no mesmo período, este ano.
Entre os 56% de utilizadores que afirmam ainda não ter submetido a sua declaração, 33% mencionam que aguardam que outra pessoa o faça em seu lugar (contabilista ou outra). Para 57% dos que ainda não entregaram, o motivo é que ainda falta algum tempo para terminar o prazo legal. Já cerca de 10% admite mesmo que não consegue preencher a declaração.
«Apesar da facilidade de preencher automaticamente a declaração de IRS correspondente aos rendimentos do ano anterior, há diversas situações nas quais tal pode ser mais difícil, como para os trabalhadores independentes, residentes no estrangeiro, pessoas com múltiplos empregos ou ainda com propriedades, que necessitam de documentos adicionais. Nestes casos, sobretudo, faz todo o sentido contratar um serviço especializado que garanta que não há incorreções na declaração final», explica Sebastiaan Lemmens, Diretor Geral do OLX Portugal.
No geral, de janeiro de 2021 a abril de 2022, a procura por serviços de contabilidade centra-se sobretudo em Lisboa (33%), Braga (20%); Setúbal (12%), e Porto (11%). No caso da oferta de serviços de contabilidade, estes estão em linha com a procura, concentrando-se sobretudo em Lisboa (35%), Setúbal (15%); Porto (14%), e Braga (9%).