Novo Mazda3: O espelho da renovação em ensaio

03-07-2020

O novo Mazda3 é o espelho da renovação operada pela marca, a nível tecnológico, de arquitetura e de funcionalidade a bordo. Três itens sublinhados com siglas nipónicas (Kodo, para o design, a ideologia Jinba Ittai a bordo e a tecnologia Skyactiv para os motores), que tornam o 3 num dos melhores no seu segmento.

É sem dúvida o mais bonito de sempre. O novo Mazda3 tem no design Kodo um dos seus principais atributos, seja na versão Hatchback, desportiva e emocional, ou Sedan, elegante e sofisticada. O desenho das ópticas e os painéis laterais do modelo são exemplo da mestria japonesa e das técnicas artesanais de construção. O design frontal mais próximo do chão e o menor espaçamento entre as rodas e os guarda-lamas acentuam as proporções atraentes no Mazda3.

Com a cor Polymetal Grey, exclusiva no Hatchback, o novo modelo dá mesmo nas vistas e origina olhares de admiração.

Lá dentro, a renovação do posto de condução e do respetivo banco permite uma posição ao volante mais natural e descontraída, qualquer que seja a estatura do condutor. A reconfiguração da consola central oferece mais conforto e facilidade de acessos aos diferentes elementos e a regulação em profundidade da coluna de direcção foi aumentada em 70 mm.

O conforto a bordo é também patente nos lugares dos passageiros, à frente e atrás, onde não sendo exemplar o espaço é bastante razoável. Os bancos redesenhados oferecem um apoio ideal na zona da bacia e mantém a curvatura natural em "S" da coluna vertebral.

O ecrã TFT de 7 polegadas facilita ao máximo a leitura e o reconhecimento das funções e informações apresentadas, complementadas no grande ecrã central de 8,8 polegadas com funcionalidade split-screen (ecrã dividido) e melhor operacionalidade.

Também novo é o Commander Control, controlado através do comando rotativo instalado entre os assentos dianteiros, sendo que a versão mais evoluída do Mazda Connect inclui melhor reconhecimento de voz, um sistema de navegação actualizado e um manual de proprietário digital, facilitando o acesso às principais informações.

Veja o vídeo:

A nova disposição das colunas de som coloca os woofers 3L em cada um dos lados do topo do tabliê, melhorando significativamente o isolamento acústico e o sistema de som Bose de 12 colunas (opcional por apenas mais 500€)oferece uma qualidade sonora sem precedentes.

Condução dinâmica

O novo Mazda3 é o primeiro modelo de produção corrente equipado com o inovador motor Skyactiv-X, que utiliza uma tecnologia de combustão compressão-ignição. O motor diesel Skyactiv-D 1.8 de 116 CV combina um consumo médio de combustível de 4,8-5,7 l/100 km com emissões de CO2 de 130 a 151 g/km, e está equipado com um sistema de catalisador de armazenamento de NOx (NSC).19

O motor Skyactiv-G 2.0 de 122 CV possui um consumo médio entre os 6,0 e os 6,7 l/100 km e emissões de CO2 de 136 a 152 g/km. Um sistema de desativação de cilindros alterna o funcionamento entre 2 e 4 cilindros, para melhorar a economia de combustível.

Os motores Skyactiv-X e Skyactiv-G adotam o sistema Mazda M Hybrid 24V, com uma bateria de iões de lítio de 600 kJ e um conversor de corrente DC-DC.

Ambos revelam grande competência em todos os regimes e modéstia em termos de consumo.

Veja o vídeo:

Segurança reforçada

O novo Mazda3 está equipado com avançados dispositivos de segurança activa e passiva. O Driver Monitor System (DMS) deteta a fadiga do condutor, enquanto o Front Cross Traffic Alert (FCTA) oferece mais segurança nos entroncamentos. O novo sistema Cruising & Traffic Support (CTS) assiste o funcionamento do acelerador, pedal dos travões e direcção, permitindo um avanço para aquilo que poderá ser a condução autónoma.

Já o sistema de câmara 360° View Monitor, disponível em opção, oferece uma visão panorâmica das imediações do carro, facilitando manobras e saídas de estacionamento.

Veja o vídeo:

Mazda 3 HB 2.0 SKYACTIV-G Evolve (Pack i-Active + Pack Sport)

MOTOR: 4 cilindros em linha; injeção direta; Cilindrada (cm3): 1.998; Potência máxima (cv/rpm): 122/6.000; Binário máximo (Nm/rpm): 213/4.000; TRANSMISSÃO: Tração dianteira; Caixa manual de seis velocidades; Suspensão (fr./tr.): Independente, tipo McPherson; Barras de torção; DIMENSÕES: Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.460/1.795/1.435; Distância entre eixos (mm): 2.725; Largura de vias (fr./tr.) (mm): 1.570/1.580; Travões (fr./tr.) Discos ventilados/Discos; Peso (kg): 1.275; Capacidade da bagageira (l): 358; Depósito de combustível (l): 51; Pneus (fr./tr.): 215/45 R18; PRESTAÇÕES: Aceleração de 0-100 km/h (s) 10,4; velocidade máxima (km/h) 197; CONSUMOS: baixa velocidade/média velocidade/alta velocidade/extra-alta velocidade/combinado (l/100 km): 8,4/6,0/5,2/6,2/6,1; Emissões de CO2 (g/km) 139;

PREÇO (versão base): 26.409 euros

PREÇO (unidade ensaiada): 28.682 euros

Paulo Parracho