Renault Kadjar ganha fôlego com o novo motor 1.3 TCe

19-07-2019

Depois de uma entrada tímida no nosso mercado, devido às restrições relacionadas com as portagens, o Renault Kadjar ganhou novo fôlego. A introdução deste segmento na Classe 1 de pagamentos, a estreia do novo motor 1.3 TCe a gasolina (140 e 160 cv), aliadas ao restyling operado no início do ano colocam o Kadjar na primeira linha de opções entre os Crossover/SUV.

Desenvolvido em conjunto com a Daimler e fabricado na Alemanha, o novo motor 1.3 TCe passa a equipar propostas tão diferentes como o Nissan Qashqai, os Mercedes Classe A, B e CLA, o Dacia Duster e a quase totalidade da gama Renault. Permite diferentes tipos de potência, 140 ou 160 cv no caso do Kadjar, comportamentos muito próximos das opções turbo-diesel e consumos moderados. Para além disso, a alternativa a gasolina fica cerca de 3500 euros mais barata face ao 1.5 DCi de 115 cv.

O novo motor constitui, assim, uma agradável surpresa, tanto no capítulo da performance, quer sobretudo no conforto que transmite à condução, mercê do reduzido nível e ruído que projeta no habitáculo. Com um binário de 240 Nm, a versão de 140 cv testada pelo Regiãonline, equipada com caixa manual de seis velocidades (caixa EDC7 e, opção) revelou-se competente em todo o tipo de utilização e os consumos registados (6,6 l/100 km em circuito misto) não se asfastaram muito dos 5,9 l/100 km, anunciados pela marca.

Equipado com o mecanismo Dual Variable Timing Camshaft, onde as válvulas de admissão e de escape são controladas em função das exatas necessidades do propulsor, o novo motor oferece mais binário em baixos regimes, enquanto desfruta de maior disponibilidade nos regimes mais elevados. Ou seja, impressiona pela resposta, independentemente dos regimes a que é sujeito. Tudo isto, com notória poupança nos consumos e gerando emissões mais reduzidas comparativamente aos motores da geração anterior.

Já a versão mais potente do novo propulsor T(urbo) C(ontrol) e(fficiency) de 1.3 litros está representada pela variante TCe 160 FAP. A potência de 160 CV e o binário de 260 Nm às 1.750 rpm, são entregues de forma suave e sem vibrações, permitindo usufruir de uma condução despreocupada, mas igualmente desportiva se for essa a necessidade ou o estado de espírito. Disponível com a caixa de 6 velocidades manual ou a caixa de 7 velocidades automática de dupla embraiagem EDC7, o motor está preparado para aliar elevado desempenho e prazer de condução, com reduzidos consumos de 6,6 l/100 km em ciclo combinado.

Companheiro de Aventura

Se está na hora de viver a vida em plenitude, o Novo Kadjar é o companheiro de aventura ideal para momentos inesquecíveis! Disponível com transmissão dianteira (4x2) ou transmissão integral (4x4), o renovado crossover está pronto para atacar os terrenos mais improváveis.

Aventureiro por natureza, é capaz de ultrapassar obstáculos mesmo na versão de duas rodas motrizes. Com efeito, graças ao sistema "Extended Grip" e aos pneus de "Lama ou Neve", a função antiderrapante é ativada de forma automática e a tração otimizada, facilitando a progressão em superfícies lamacentas ou arenosas. A generosa distância ao solo de 200 mm e os ângulos de ataque e de saída são também cúmplices perfeitos para a aventura.

Interior ainda melhor

No interior, o Kadjar promete muito espaço e conforto para condutor e passageiros. O banco do condutor permite a possibilidade de extensão do assento em 6 cm, ajudando a encontrar ainda melhor posição de condução. O do passageiro, igualmente envolvente e confortável, é uma peça-chave na modularidade do Kadjar, podendo ser rebatível para facilitar cargas compridas até 2,56 m.

Nos lugares traseiros não faltam saídas de refrigeração e duas fichas USB. A bagageira mantém-se ampla e funcional. Com 472 dm3 (527 litros) e dupla fonte luminosa, é uma das mais generosas do segmento, apresentando piso plano e reversível com duplo revestimento, muito prático para carregar objetos salientes.

Para que cada aventura ao volante do novo Kadjar seja sinónimo de pleno controlo e mais elevada segurança, duas câmaras, 12 sensores e um radar vigiam, permanentemente, cada ponto da estrada. Se for transposta uma linha contínua ou descontínua sem acionar o pisca-pisca, o alerta de saída involuntária de via convida a corrigir a trajetória. Se for ultrapassada a velocidade autorizada indicada pela sinalização, o alerta de excesso de velocidade avisa. Se for necessário estacionar entre dois veículos, o Easy Park Assist pode assumir o comando e realizar as manobras sozinho.

Os preços de venda começam nos 27.770€.

Paulo Parracho

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