Covid-19: Câmara de Sintra interdita todas as praias do concelho

21-01-2021

A Câmara Municipal de Sintra anunciou hoje que decidiu proibir o estacionamento de veículos e a frequência das praias e zonas de arribas do concelho, de forma a conter "a propagação da nova vaga de covid-19".

Numa nota divulgada no 'site' da autarquia, o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, afirma que a medida visa evitar a circulação e o contacto de pessoas em zonas de lazer que têm sido "polos de atratividade".

"Não se pode continuar a ver ao fim de semana, e em alguns dias da semana, as praias com gente, o estacionamento cheio de carros e muita gente sem máscara. Isso é uma ameaça tremenda à nossa comunidade", refere o autarca, que assegura que fará "tudo o que for necessário para garantir a segurança no espaço público".

Basílio Horta adianta ainda que as forças de segurança vão garantir a proibição de estacionamento e frequência nas praias, e coordenar ações de fiscalização, focando-se, sobretudo, no acatamento do encerramento dos estabelecimentos identificados pelas autoridades.

Na nota é ainda referido que a Câmara de Sintra vai continuar a acompanhar a evolução da propagação do vírus e a "antecipar e implementar as medidas e ações adequadas de prevenção, intervenção e recuperação a fim de assegurar a continuidade das atividades essenciais e prioritárias".

Segundo o últyimo Boletim Semanal da Direção Geral de Saúde, o concelho de Sintra passou a integrar a classificação de Risco Muito Elevado, duplicando na última semana o número de infetados por cem mil habitantes, de 473 para 942.

Comunicado da Câmara Municipal de Sintra:

A Câmara Municipal de Sintra decidiu proibir o estacionamento de veículos e frequência nas praias e zonas de arribas do litoral, com vista à contenção da propagação da nova vaga de Covid-19 que se encontra em curso.

Esta decisão surge após verificar-se que as zonas de lazer e estacionamento junto ao litoral constituem um risco objetivo enquanto polos de atratividade de pessoas e a sua interdição justifica-se face à gravidade da situação que vivemos.

Torna-se imperativo evitar o contacto próximo entre pessoas e a respetiva movimentação e circulação.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra sublinha que "não se pode continuar a ver ao fim de semana, e em alguns dias da semana, as praias com gente, o estacionamento cheio de carros e muita gente sem máscara. Isso é uma ameaça tremenda à nossa comunidade", e assegura que "faremos tudo o que for necessário, para garantir a segurança no espaço público".

Basílio Horta referiu ainda que as forças de segurança GNR, PSP e Polícia Municipal de Sintra vão garantir a proibição de estacionamento e frequência nas praias e coordenar ações de fiscalização.

Será igualmente fiscalizado o acatamento do encerramento dos estabelecimentos, identificados pelas autoridades, por não respeitarem as normas aplicadas.

A Câmara Municipal de Sintra continua a acompanhar a evolução da propagação do vírus, e a antecipar e implementar as medidas e ações adequadas de prevenção, intervenção e recuperação a fim de assegurar a continuidade das atividades essenciais e prioritárias da Câmara Municipal e do município de Sintra, apoiar as populações e restabelecer, caso se justifique, a normalidade.