Covid-19: Mafra distribui oito máscaras cirúrgicas por habitação

A Câmara de Mafra começou a distribuir um pacote de oito máscaras cirúrgicas por cada habitação do concelho, um investimento de meio milhão de euros para combater o contágio da pandemia da covid-19.

"Estamos a distribuir um 'kit' de oito máscaras em todas as casas do concelho" afirmou à agência Lusa Hélder Sousa Silva, presidente deste município do distrito de Lisboa.

O autarca adiantou que, com este projeto solidário a pensar na saúde de todos os cidadãos do concelho, pretende passar a mensagem para que "todos fiquem em casa e quando tiverem de sair coloquem a máscara, independentemente de onde vão".

Numa família em que haja um único elemento do agregado a sair à rua uma vez por semana as máscaras dão para oito semanas, suficientes até durar a pandemia, exemplificou o presidente da câmara, que apelou a que estes equipamentos de proteção individual sejam utilizados de forma "regrada em situações absolutamente imprescindíveis".

As máscaras cirúrgicas estão a ser distribuídas porta-a-porta pelo município e pelas juntas de freguesia.

"Quisemos garantir que não há falhas em nenhuma casa e o serviço dos CTT é por vezes deficiente", justificou o autarca.

O pacote das máscaras vem acompanhado de um folheto com regras de boa higienização das mãos e de utilização das máscaras, assim como das medidas e contactos da câmara para quem não tem Internet.

O município investiu meio milhão de euros na aquisição de meio milhão de máscaras.