Covid-19: Metropolitano de Lisboa abre canais de validação de bilhetes e passes

19-03-2020

O Metropolitano de Lisboa abriu os canais de validação em toda a rede para aumentar a facilidade de deslocação e uma menor necessidade de intervenção dos trabalhadores, com "o consequente distanciamento social pretendido", devido ao surto de Covid-19.

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa refere que, com a abertura dos canais de validação, pretende-se criar "as condições necessárias para garantir o aumento da facilidade de deslocação" dos passageiros, "evitando o contacto de títulos e de passes nos validadores que, apesar das medidas já implementadas de reforço de limpeza, poderão sempre ser pontos de contágio e potenciais transmissores da Covid-19".

Por outro lado, lê-se na nota, a abertura dos canais permitirá igualmente minimizar a necessidade de interação com os equipamentos, por parte dos colaboradores do Metropolitano de Lisboa, diminuindo o risco de contágio e "mantendo uma maior reserva de trabalhadores fisicamente aptos, garantindo-lhes algum período profilático".

Haverá, também, a redução de um conjunto de tarefas que se encontram, atualmente, asseguradas por prestadores de serviços na área da vigilância, da limpeza e da recolha de dinheiro.

O Metropolitano de Lisboa, que está agora na "quarta fase de implementação do Plano de Contingência" da empresa, indica que reavaliará os efeitos de implementação da medida até ao fim do mês e continuará a acompanhar a evolução a situação, "em função dos níveis de procura e de disponibilidade dos seus colaboradores", adotando as medidas que, a cada momento, se considerarem necessárias para garantir as melhores condições de saúde e de segurança.