Dacia lança nova cartada com SUV de sete lugares a preço acessível

23-02-2022

A Dacia aposta agora no segmento C com um novo modelo familiar, com características de SUV, mas a preço acessível (a partir de 14.500€). O motor TCe 1.0 de 110 cv responde às necessidades do nosso mercado, mas a versão bifuel (GPL) torna o Jogger ainda mais económico.

Como automóvel familiar versátil, o Dacia Jogger reúne o melhor de cada segmento: o comprimento de uma carrinha, o espaço de um MPV e a aparência de um SUV, o que o coloca num segmento próprio. Com um preço imbatível, o Dacia Jogger oferece a melhor relação espaço/preço e a versatilidade de um automóvel que vai a todo o lado.

Ao volante, o Novo Dacia Jogger oferece as sensações de condução expetáveis num automóvel do segmento C. A distância entre eixos de 2.90 m e as jantes de 16 polegadas são o garante de uma estabilidade irrepreensível. Além disso, a estrutura rígida da carroçaria torna-o robusto.

A bordo, a ergonomia, a insonorização e a altura ao solo asseguram o conforto de todos os passageiros até à terceira fila. O Dacia Jogger é o companheiro de família ideal para a vida quotidiana, mas também para desfrutar de uma escapadela ao ar livre. Como um verdadeiro Dacia, oferece o equipamento essencial, sem comprometer a segurança e a vida a bordo.

Disponível em versões de 5 e 7 lugares, o Dacia Jogger disponibiliza três níveis de equipamento (Essential, Comfort e Edição Especial Extreme) em seis cores de carroçaria: a opaca Glacier White ou as metalizadas Iron Blue, Terracotta Brown, Slate Grey, Moonstone Grey e Pearl Black.

No lançamento, o Dacia Jogger estará disponível com dois motores com caixa manual de 6 velocidades: o novíssimo motor a gasolina TCe 110 e o motor biocombustível ECO-G 100 a gasolina e a GPL. Em 2023, será adicionado à gama um motor híbrido.

Já disponível para encomenda, o Dacia Jogger chega aos concessionários a partir de março de 2022 com três níveis de equipamento. A entrada na gama é feita a partir dos 14.900 euros. O nível Comfort acrescenta equipamentos como o ar condicionado, barras de tejadilho modulares e jantes de 16'' começando nos 16.700 euros. 

A versão SL Extreme dá uma imagem mais radical ao Jogger com vários apontamentos estéticos e tem equipamentos como o ar condicionado automático ou a câmara de marcha-atrás, por 18.450€.


DIMENSÕES GENEROSAS

Equipado com rodas de grande diâmetro (660 mm) e pneus de perfil alto, o Dacia Jogger apela à robustez. A generosa distância entre eixos de 2,9 m, o espaço em altura e a traseira em formato vertical (luzes traseiras verticais, portão traseiro extralargo, soleira baixa) oferecem um interior mais espaçoso e maior volume de bagageira. O maior comprimento das portas traseiras e a linha limite de descida dos vidros laterais (40 mm), favorecem o acesso aos bancos traseiros e torna-os mais espaçosos. Com 4,55 m, o Dacia Jogger é o modelo mais comprido da gama Dacia. Estas generosas e, ainda assim, compactas dimensões são procuradas por famílias que buscam versatilidade no dia-a-dia.

O Dacia Jogger tem uma aparência aventureira, graças às barras do tejadilho, cavas das rodas pronunciadas e elevada distância ao solo (200 mm sem carga), que se adequa a todos os tipos de estradas. 

BARRAS MODULARES NO TEJADILHO

Em algumas versões, o Dacia Jogger vem equipado com barras modulares no tejadilho, facilmente ajustáveis para acompanhar até as viagens mais inesperadas. Na posição longitudinal, acompanham o design do modelo (sem afectar a aerodinâmica), enquanto na posição transversal, atuam como um suporte de tejadilho que pode suportar até 80 kg (bicicletas, skis, bagageira de tejadilho, etc.). O engenhoso sistema patenteado incorpora o espírito Dacia: inteligente, prático, simples e económico.

O Dacia Jogger tem a quantidade certa de espaço e a versatilidade para as famílias no dia-a-dia. Garante uma utilização confortável a todos os passageiros, estejam eles à frente, a meio ou até mesmo nos bancos traseiros!

Grande painel de instrumentos

Para melhorar a perceção de espaço interior, as equipas "Dacia Cores" e "Dacia Materiais" incluíram uma faixa de tecido que se prolonga por todo o painel de instrumentos, a partir do segundo nível de equipamento. Acima dessa faixa estão os elementos de condução (painel de instrumentos e ecrã multimédia) e, abaixo, mas sempre à mão do utilizador, os restantes comandos (ar condicionado e botões de sistemas auxiliares de condução). Este tecido também sobressai nos apoios de braços das portas dianteiras.

EXCELENTE ACCESSIBILIDADE ATÉ PARA A 3ª FILA DE BANCOS

Com um comprimento de 4,55m e oferecendo uma generosa distância entre eixos de 2,9m, o Dacia Jogger é o modelo mais espaçoso do mercado. A altura do assento (+55mm entre a 1ª e a 2ª fila; +25mm entre a 2ª e 3ª fila) significa um conforto ainda maior. A 2ª e 3ª fila de bancos oferecem o mesmo nível de conforto que à frente, com muito espaço para os pés e joelhos.

O acesso aos lugares da 3ª fila no Dacia Jogger é bastante facilitado pelo mecanismo de inclinação dos lugares na 2ª fila. O espaço em altura de 855mm e a distância para os joelhos de 127mm na 3ª fila estão entre as melhores do mercado entre os veículos de passageiros com 7 lugares, podendo acomodar confortavelmente dois adultos.

Amplo espaço de armazenamento

O Dacia Jogger tem até 24 litros de volume de armazenamento espalhados pelo habitáculo, incluindo na 3ª fila. Os principais compartimentos incluem um porta-luvas fechado de 7L, armazenamento nas portas dianteiras e traseiras capazes de albergar, cada uma, uma garrafa de 1L, uma consola central fechada de 1,3L e seis porta-copos.

CONFIGURAÇÕES PARA MELHORAR O CONFORTO

O Dacia Jogger também é confortável. Os bancos foram esculpidos para proporcionar um apoio adequado, tanto para o condutor como para os passageiros. Para uma posição de condução ideal, o condutor pode ajustar a altura do banco (+/- 35 mm) e o volante (+/- 20 mm). Como opção, o volante pode ser regulado em profundidade (+/- 25 mm) e está disponível um apoio de braço central com armazenamento.

Com três filas de bancos, o Dacia Jogger pode transportar até 7 adultos. Projetado para ser verdadeiramente polivalente, possui mais de 60 configurações possíveis, adaptando-se às famílias que variam de composição no dia-a-dia ou circunstancialmente.

Automóvel versátil

O espaço traseiro comporta um banco de 3 lugares rebatível 2/3-1/3 (2ª fila) e dois bancos individuais rebatíveis na 3ª fila, que podem ser removidos se necessário. O Dacia Jogger oferece uma capacidade de carga de até 2,094 litros.

UMA MALA PRÁTICA E MODULAR

Na versão de 5 lugares, o volume da bagageira é de 708 litros VDA (até à parte superior do encosto de cabeça) e na versão de 7 lugares, de 160 litros VDA, 565 litros VDA com a 3ª fila de bancos dobrada. Graças à altura da bagageira (661 mm) e ao longo piso (1.100 mm), as famílias podem facilmente colocar um carrinho de bebé e uma bicicleta infantil, sem ter que os desmontar, rebatendo os assentos da 3ª fila. Os amantes de desporto podem transportar o seu equipamento para caminhadas, ferramentas ou animais de estimação, simplesmente removendo a 3ª fila de bancos. O modelo apresenta uma capacidade de reboque de 625 kg na versão não travada e até 1.200 kg na versão travada. Para facilitar a arrumação e aumentar a segurança, a mala dispõe de cordas elásticas e quatro anéis de amarração. O Dacia Jogger está equipado com três ganchos: dois na mala e um à frente do lugar do passageiro (ideal para segurar um saco de mão). Pode suportar até três tomadas de 12V, incluindo uma no porta-bagagens.

Conforto a bordo para todos

A 2ª fila também apresenta dois apoios laterais ISOFIX para segurança das crianças. Quanto aos dois passageiros da 3ª fila, cada um deles recebe um assento individual, apoio de braço, e uma grande janela basculante para maior visibilidade e ventilação dos passageiros. A 1ª e 2ª fila têm a sua própria luz de tejadilho.

MULTIMÉDIA: LIBERDADE DE ESCOLHA

O Dacia Jogger incorpora três opções de sistemas multimédia, para que todos possam escolher a opção apropriada, dependendo da versão: o inteligente Media Control, que pode ser operado com ou sem um smartphone; o Media Display com ecrã de 8 polegadas sensível ao toque e o Media Nav com navegação em smartphone e replicação de wi-fi.

Media control: um sistema multimÉdia universalmente acessível

Media Control é um sistema multimédia completo. Inclui dois altifalantes, uma base de ligação para smartphone diretamente integrada no painel de bordo, conexões Bluetooth e USB, comandos no volante e informações de rádio no ecrã digital TFT de 3,5 polegadas do computador de bordo.

O sistema oferece mais possibilidades quando emparelhado com um smartphone e o aplicativo gratuito Dacia Media Control. A app utiliza aplicativos de GPS do telefone para oferecer navegação e dá acesso muito mais fácil ao rádio, música, chamadas, mensagens e inúmeros outros recursos, como assistência ativada por voz (Siri ou Android). Para uma experiência de condução mais segura, os comandos estão acessíveis, não só no volante, como num satélite, por detrás dele.

PARA CHEGAR MAIS LONGE: MEDIA DISPLAY E MEDIA NAV

O Media Display inclui quatro altifalantes, uma porta USB e um ecrã de 8 polegadas sensível ao toque, no topo do painel de instrumentos, com design ergonómico de ligeira inclinação para o condutor, para melhor visibilidade. A intuitiva interface, de fácil utilização, dispõe de conectividade Bluetooth e é compatível com os sistemas para smartphones Android Auto e Apple CarPlay. Um novo item "Carro" dá acesso a algumas configurações de ajudas à condução.

Por último, o Media Nav disponibiliza ao Dacia Jogger sistema de navegação embutido e conectividade sem fios Wi-Fi para Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de áudio possui seis altifalantes (incluindo dois tweeters) e duas portas USB, uma das quais de série (localizada à esquerda do écran central) e uma adicional, com a opção Media Nav (depois dos comandos do sistema de aquecimento/ventilação).

Essencial como equipamento base

O Dacia Jogger dá às famílias exatamente o que elas precisam em termos de conectividade, com uma base de ligação para smartphone, um ecrã digital TFT de 3,5 polegadas e, dependendo da versão, até três tomadas de 12V para manter os aparelhos eletrónicos sempre carregados. A linha base de equipamento inclui botões no volante do regulador e limitador de velocidade, para além de luzes automáticas.

EXTRAS opcionais

O Dacia Jogger disponibiliza equipamentos opcionais, dependendo dos mercados. Esses extras incluem bancos dianteiros aquecidos, ar-condicionado automático com visor digital, cartão mão livres com destrancamento remoto da mala e luz de faróis para ajudar a localizar o Dacia Jogger à noite. Também disponíveis podem estar escovas limpa para-brisas automáticas, travão de estacionamento elétrico, câmara de marcha-atrás, sistema de aviso de ângulo morto e sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro.

CARROÇARIA REFORÇADA

Construído sob uma moderna plataforma, o Dacia Jogger está bem protegido contra colisões, graças à sua estrutura rígida e altamente resistente. A estrutura da carroçaria incorpora um compartimento do motor (longarinas e sobrechassis na via inferior) e compartimento do passageiro reforçados. Sensores de pressão nas portas, combinados com um acelerómetro, fornecem deteção precoce de colisões laterais e, dessa forma, a ativação mais rápida dos airbags de cortina e laterais que protegem as áreas do abdómen, tórax e cabeça.

Assistência à travagem de emergência

Ativo entre os 7 e os 170 km/h, o sistema deteta, através do radar frontal, a distância do veículo em movimento que o precede (deteção entre os 7 a 80 km/h para veículos parados). Num cruzamento, são detetados veículos em sentido contrário entre 30 e 55 km/h quando o veículo se desloca entre 7 e 25 km/h e o indicador estiver ativado.

Se o risco de colisão for detetado, o sistema alerta o condutor visual e acusticamente antes de:

- Aumentar a potência do sistema de travagem se o condutor travar, mas se se mantiver o risco de colisão

- Acionar automaticamente ou travar de forma mais forte, se o condutor não travar o suficiente ou simplesmente não travar.

ALERTA DE ÂNGULO MORTO

Ativo entre os 30 e os 140 km/h, o sistema avisa o condutor de uma potencial colisão com outro veículo que se aproxime lateralmente e/ou pela traseira. Quatro sensores ultrassónicos (dois na parte traseira e dois na frente) detetam um veículo - incluindo motociclos - escondidos em pontos cegos. Se um veículo for detetado num ponto cego, uma luz LED acende no espelho lateral correspondente.

Assistência ao estacionamento

O sistema de assistência ao estacionamento utiliza quatro sensores de radar dianteiros e quatro traseiros, uma câmara de marcha-atrás e a sobreposição de linhas de orientação dinâmica, fornecendo indicações sonoras e visuais para tornar a manobra mais fácil.

ASSISTÊNCIA AO ARRANQUE EM SUBIDA

Este dispositivo evita que o veículo parado, em posição inclinada, descaia durante dois segundos, quando o condutor largar o travão e acelerar para retomar a marcha.

Nota também para o facto do Dacia Jogger estar equipado, de série, com a última geração do sistema limitador de velocidade e ESC, enquanto o sistema regulador de velocidade com comandos no volante e o limpa para-brisas automático, estejam disponíveis, como equipamentos opcionais, em algumas versões.

UMA GAMA DE EFICIENTES MOTORES A GASOLINA E GPL

O Dacia Jogger apresenta uma gama de propulsores adaptada às necessidades de qualquer família, com o novo motor a gasolina 1.0L TCe 110 e o motor ECO-G 100 a gasolina/GPL bi-fuel.

NOVO MOTOR TCe 110

O Dacia JOGGER apresenta o novo motor a gasolina TCe 110, com transmissão manual de seis velocidades. O TCe 110 é um motor turbo, de 1.0 litros, 3 cilindros e injeção direta, com 110 cavalos de potência (81 kW). O bloco do motor em alumínio permite reduzir o seu peso. Com um binário de 190 Nm às 1750 rpm (e um binário máximo de 200 Nm às 2900 rpm, é, atualmente, o motor mais potente da gama Dacia Jogger.

O novo TCe 110 também inclui inovações técnicas que aumentam a potência, melhoram os consumos e reduzem as emissões de CO2. A distribuição variável, a bomba de óleo de débito variável e o uso de materiais de alta eficiência combinam-se para ajudar a aumentar o desempenho e reduzir o consumo de combustível. O coletor de escape integrado, o filtro de partículas e o injetor central ajudam a reduzir as emissões de CO². O consumo combinado de combustível do motor TCe 110, no ciclo WLTP, inicia-se nos 5,7 L/100km*.

ECO-G: A OFERTA DACIA GASOLINA/GPL BI-FUEL

A Dacia é o único construtor a oferecer uma gama completa de automóveis bi-fuel a gasolina/GLP, com a designação "ECO-G". A montagem desses motores diretamente na linha de produção assegura maior segurança e fiabilidade. A duração da garantia do fabricante, o custo, o cronograma de manutenção e a capacidade da bagageira são idênticos aos de um motor a gasolina tradicional (o depósito de GLP está localizado onde a roda sobressalente normalmente fica alojada).

O consumo combinado em ciclo WLTP do motor ECO-G 100 inicia-se nos 7.4 L/100km* (para 118 CO2/km*).

No funcionamento a GPL, as emissões médias de CO2 do Dacia Jogger são 10% inferiores às de um motor a gasolina equivalente. Além disso, oferece uma autonomia máxima de 1.000 km, graças aos dois depósitos: um depósito de 40L de GPL e outro de 50L para gasolina.

O Dacia aproveita a utilização do GLP para proporcionar maior prazer de condução, diminuir as emissões CO2 e oferecer mais autonomia, num contexto de fácil utilização. Num país como Portugal, os motores bi-fuel a gasolina/GLP beneficiam de um custo de abastecimento menor, ajudando a evitar taxas de poluição.

* Os dados dependem da escolha das opções. Valores baseados na especificação do produto em França.