De Mercedes-Benz GLC 4Matic entre a terra e o mar da Nazaré

29-10-2019

É assim todos os anos. Por iniciativa do Clube Escape Livre e da Mercedes-Benz Portugal, uma centena de entusiastas da marca e da prática do todo-o-terreno turístico reúnem-se num evento que inclui diversas iniciativas paralelas, como visitas culturais e turísticas, momentos de lazer e recreio e, claro, muitos quilómetros de aventura off-road.

Nesta oitava edição, o Mercedes-Benz 4 Matic Experience decorreu entre a terra e o mar da Nazaré, com incursões pelas belas paisagens do Litoral Oeste, pelas referências económicas da região, com visitas à fábrica de porcelanas da SPAL e ao Museu do Vidro da Marinha Grande, sem esquecer a História de Portugal através de uma ronda guiada ao Mosteiro de Alcobaça.

Em terra de mar e pesca, agora mais famosa pelas suas ondas gigantes e pelo desfiladeiro submarino de origem tectónica que lhes dá origem, conhecido por Canhão da Nazaré, não podia faltar uma aventura no mar. Tanto mais que a Mercedes-Benz tem o grande patrono daquelas ondas, Garrett McNamara, como seu embaixador, patrocinando e apoiando muitos dos surfistas de ondas gigantes que ali evoluem frequentemente.

Por isso, para além de visitarem o Forte e o Farol da Nazaré, os participantes tiveram ocasião de sentir a emoção das ondas, que por acaso se apresentaram 'flat', a bordo de duas embarcações - speedboat e sprum - uma das quais a possibilitar grande adrenalina e mergulhos nas ondas, convidando a passeios mais demorados.

Nos trilhos criteriosamente escolhidos e muito bem assinalados pela organização do Escape Livre, apresentaram-se modelos Mercedes-Benz de vários tipos, embora todos equipados com a tecnologia 4Matic. Desde o compacto GLA, ao GLK, GLE, ML, Classe X, Classe G ou o mais familiar GLC, a gama dos modelos 4MATIC esteve quase completa neste passeio que reuniu 46 viaturas e mais de uma centena de pessoas na Nazaré.

Foram, assim, três dias de encontro e dois de descoberta, já que na sexta-feira, a chegada pautou pela organização das equipas e viaturas, pelos momentos de lazer nos serviços de Spa do Hotel Miramar Sul, e por um jantar de boas vindas que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter chicharro e do surfista Nuno Violino.

No sábado, os caminhos arenosos, em zonas florestadas, a exigir calma e descontração, conduziram a Alcobaça, onde a família Mercedes-Benz visitou a fábrica de porcelanas SPAL, referência do design de louças em Portugal, regressando à Nazaré por caminhos mais rurais. Antes e depois do almoço que decorreu no Porto de Abrigo, os participantes dividiram-se em dois grupos para, alternadamente, visitar o farol da Nazaré ou antes enveredar por mar, por dois tipos de barcos rápidos - speedboat e sprum - para uma visão diferente da costa, com bastante adrenalina, num mar ainda tranquilo para a época do ano. Ao fim da tarde, o panorama sobre o Atlântico acompanhou a viagem até à Marinha Grande, onde se visitou mais um local histórico, a antiga fábrica Stephens, hoje Museu do Vidro.

Domingo foi o dia escolhido para visitar o Mosteiro de Alcobaça, ícone da história de Portugal. Depois, o trajeto voltou a privilegiar as paisagens sobre o mar e o aroma a maresia, partindo para a serra da Pescaria, de baixa altitude, e as localidades de S. Martinho do Porto, até à chegada a Óbidos.

Com um panorama verdejante e tranquilo sobre a extensão do campo de golfe do Club House Royal Óbidos, o almoço de encerramento foi acompanhada com a entrega de troféus e lembranças, e ainda o sorteio de um relógio da conceituada marca Roamer, ficando a promessa de que em 2020, um novo destino de descoberta irá surpreender.

Segundo Jorge Aguiar, Diretor de Marketing e Comunicação da Mercedes-Benz Portugal, "Ao escolhermos a Nazaré para a realização do 8º Mercedes-Benz 4MATIC Experience, sabíamos que iríamos trazer novas experiências aos participantes, em especial, ao acrescentar o mar e o famoso canhão da Nazaré. As habituais incursões fora de estrada, repletas da típica areia desta zona do país, trouxeram um desafio extra aos destemidos condutores dos SUV's Mercedes-Benz, mas foi na água, sobre o canhão da Nazaré, que os participantes sentiram a emoção que todos os surfistas de ondas gigantes procuram. Sob a orientação de uma profissional equipa do Clube Escape Livre, foram dois dias de visitas culturais, gastronomia, e sucessivos desafios fora de estrada e em mar. Elevámos a fasquia... até 2020!"

O 8º Mercedes-Benz 4MATIC Experience contou com organização da Mercedes-Benz Portugal. Teve o apoio da Bridgestone, First Stop, SPAL, AFN e Roamer e o apoio institucional dos Municípios da Guarda e Nazaré e, do Miramar Hotels e Royal Óbidos Spa & Golf Resort.

Regiãonline num GLC 300d 4 Matic

A equipa Regiãonline participou no Mercedes-Benz 4Matic Experience a bordo do novo GLC 300d 4 Matic, equipado com motor diesel 1950cc de 245 cv, equipado com amortecedores adaptativos Dynamic Body Control e um pacote especial para condução em troços off-road.

Apresentada recentemente, a renovação da gama GLC contempla as versões Coupé e SUV com retoques no desenho do conjunto frontal, modernização do habitáculo, reforço da vertente tecnológica, com inclusão do sistema MBUX, e nova gama de motores.

Por fora, as novidades do GLC notam-se pelo desenho da grelha frontal, com faróis menores, mas mais angulares e estilizados, pára-choques redesenhado, entradas de ar revistas e jantes com "layout" inédito. Na traseira, há farolins com nova iluminação interna (agora com lâmpadas em formato retangular) e saídas de escape mais integradas no também redesenhado pára-choques.

Já por dentro, o espaço a bordo mantém-se mas os bancos apresentam-se ainda mais confortáveis graças ao novo desenho. O sistema de entretenimento adota agora a tecnologia MBUX (mais intuitiva, rápida, avançada e precisa), a tal que põe o carro a falar connosco, estreada no Classe A e que a pouco e pouco se vai replicando nos vários modelos da marca. O quadrante de instrumentos passa a contar com elementos digitais, o volante tem novo design e os revestimentos ganham nova e melhor aparência.

Na Europa, a oferta da nova geração de motores a gasolina inclui duas opções, ambas equipadas com a tecnologia híbrida leve de 48 volts.

As unidades Diesel 200d (4×2 e 4Matic, são animadas por um 1950 cc com 163 cv), 220d (4×2 e 4Matic, sempre com 1950 cc e 194 cv), 300d 4Matic (1950 cc de 245 cv) e 400d 4Matic (2925 cc e 330 cv). O motor Diesel de quatro cilindros é combinado com a caixa de velocidades automática 9G-TRONIC. No arranque da comercialização, apenas o 400d não estará à venda, sendo a sua comercialização posterior. Em junho do próximo ano chega o Plug-in Diesel 300de (194 cv + 122 cv do motor elétrico).

As versões a gasolina são o 200 (4×2 e 4Matic, um 1991 cc com 198 cv), 300 4Matic (1991 cc de 258 cv), 43 4Matic (2996 cc com 367 cv), 63 4Matic (V8 biturbo de 3982 cc e 476 cv) e 63 S 4Matic (V8 biturbo de 3982 cc com 510 cv).

Entre os opcionais, destaque para amortecedores adaptativos Dynamic Body Control e um pacote especial para condução em troços off-road.

A gama de preços começa nos 58.950€ .