Novos SUV elétricos: DS estreia gama em Portugal

A DS Automobiles deu início à comercialização da sua gama eletrificada E-TENSE em Portugal, através da abertura das encomendas de dois modelos: o SUV compacto 100% elétrico DS 3 Crossback E-TENSE e o DS 7 Crossback E-TENSE 4x4, com tecnologia híbrida plug-in. É a primeira marca do Groupo PSA a disponibilizar no mercado a oferta eletrificada de nova geração.

O DS 3 CROSSBACK E-TENSE é um SUV elétrico compacto, de design high-tech, dotado de acabamentos luxosos, altas prestações e eficiência, e de um equipamento tecnológico inovador. Está disponível no nosso país em 3 versões, com preços a partir dos 41.000 euros.

O DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 é a versão híbrida de carregamento elétrico de um automóvel que antecipa as características estéticas, tecnológicas e de desempenho dos SUV da próxima década. Pode já ser encomendado em Portugal nas suas 4 versões, com preços a partir dos 53.800 euros.

Com a abertura das encomendas do DS 3 CROSSBACK E-TENSE e do DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4, a DS Automobiles torna-se no primeiro construtor de automóveis Premium que oferece um modelo B-SUV 100% elétrico e o primeiro SUV Premium híbrido plug-in com uma autonomia de 58 quilómetros em modo "Zero Emissões" (ciclo WLTP). Estes dois modelos de exceção iniciam uma nova era com a estratégia de eletrificação de uma Marca que, de agora em diante, irá propor uma versão E-TENSE em cada veículo da sua gama que venha a ser lançada no mercado.

Primeiro SUV Premium 100% elétrico do segmento B disponível no mercado, o DS 3 CROSSBACK E-TENSE oferece um desempenho entusiasmante, num modelo compacto com a assinatura DS Automobiles. O grupo propulsor do DS 3 CROSSBACK E-TENSE assenta num motor elétrico de 100 kW (136 cv) com 260 Nm de binário, associado a uma bateria de iões de lítio de 50 kW/h e a um sistema de recuperação de energia em desaceleração e travagem. A autonomia é de 320 km (ciclo WLTP). A performance revoluciona a condução, com uma aceleração de 0 a 50 km/h a fazer-se em meros 3,3 segundos.

Além do desempenho dinâmico, o conforto alcança novos padrões, com uma notável gestão do ruído proveniente da estrada e a ausência de vibrações do motor. O comportamento dinâmico é melhorado pela bateria compacta colocada em posição central e baixa, estando totalmente alojada sob o piso. O seu peso é parcialmente compensado por uma redução de 50 kg noutros componentes, comparativamente a um DS 3 CROSSBACK equivalente.

O DS 3 CROSSBACK E-TENSE permite eleger entre três modos de condução: "ECO" para maximizar a autonomia, "NORMAL" para desfrutar do maior conforto no quotidiano e "SPORT" com incremento de binário que dá prioridade às sensações dinâmicas. Os modos de condução são complementados por duas opções de recuperação de energia, herdadas da Fórmula E, que podem ser controladas pelo condutor: "NORMAL", para simular o comportamento de um motor de combustão interna; e BRAKE, que desacelera o veículo numa relação de 1,3 m/s2.

A autonomia pode ser maximizada pela capacidade de pré-ajustar a temperatura do habitáculo e da bateria antes de iniciar a condução, bem como por uma bomba de aquecimento de elevado rendimento. O carregamento rápido de 100 kW proporciona 9 km de autonomia adicional por minuto e permite completar uma carga de 80% em 30 minutos. Para carregar a bateria em casa, a DS propõe o sistema conectado DS SMART WALLBOX, cuja versão trifásica permite uma carga completa em apenas 5 horas. Uma outra versão monofásica permite uma carga da bateria de 100% em 8 horas. O serviço de diagnóstico personalizado está incluído nesta proposta, avaliando a instalação elétrica do cliente e indicando-lhe a melhor opção.

Antecipando as propostas SUV Premium da década de 2020, a DS Automobiles lança o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4, proposta que recorre a uma tecnologia vanguardista, tornando-se no primeiro SUV Compacto Premium, equipado com um motor híbrido de elevada performance, capaz de oferecer 58 quilómetros de autonomia elétrica (ciclo WLTP), utilizando apenas a energia proveniente de uma bateria de 13,2 kW/h e a energia recuperada na desaceleração e travagem. Com o seu motor a gasolina de 200 cv e dois motores elétricos, o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 tem uma potência total de 300 cv e um binário de 450 Nm, com tração às quatro rodas.

O DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 destaca-se dos restantes pelos seus modos de condução: "ELECTRIC" (modo de arranque por defeito) para uma condução exclusivamente assente na potência da bateria, sem quaisquer emissões de CO2, gerando uma autonomia de 58 quilómetros (ciclo WLTP) a uma velocidade de 135 km/h; "SPORT", a favor da potência e do prazer de condução; e "HYBRID", que otimiza automaticamente a performance do veículo em termos de consumo de energia. As emissões de CO2 são de 31 g/km (ciclo WLTP) e a média de consumos é de 1,4 l/100 km (ciclo WLTP). O modo "4WD" permite circulação em tração às 4 rodas. E por último, o modo "CONFORT", no qual o sistema DS ACTIVE SCAN SUSPENSION ajusta a suspensão em função das imperfeições da estrada.

Destaque para a função "E-SAVE", que permite ao condutor recarregar a bateria em qualquer altura graças ao motor de combustão interna, disponibilizando energia para ser guardada para o modo "ELECTRIC". Fruto da experiência obtida na Fórmula E, o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 pode, através da função "BRAKE", ver a sua autonomia aumentada pela regeneração da energia durante os processos de desaceleração e travagem. A bateria do DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 carrega-se em 1 hora e 45 minutos a partir de uma DS SMART WALLBOX.

Em Portugal, o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 surge com um preço recomendado que se inicia nos 53.800 Euros (para uma versão So Chic) e que vai até aos 59.800 Euros (na versão Grand Chic).