Cimeira reúne vinhos e especialistas de todo o mundo em Cascais
Depois do sucesso da 1ª edição, Cascais volta a receber durante três dias, de 20 a 22 de junho, no Centro de Congressos do Estoril, o MUST - Fermenting Ideas, evento internacional dedicado ao vinho.
Especialistas de diversas áreas relacionadas com o vinho, da indústria e produção ao marketing e à tecnologia discutem tendências, partilham experiências e geram novas ideias e projetos.Um dos destaques desta edição será o frente-a-frente entre os fundadores e CEOs das duas maiores aplicações de vinho internacionais: Heini Zachariassen e Martin Brown, criadores das principais aplicações de vinhos do mundo, a Vivino e a Wine-Searcher, encaram-se pela primeira vez numa conversa sobre o futuro da venda de vinhos online.
Entre a mais de uma dezena de oradores de reputação mundial estão Debra Meiburg, Master of Wine e uma das personalidades mais influentes do setor. Gerard Basset, MW, MS, MBA, OIV MScirá ajudar a fazer sentido sobre as dezenas de certificações disponíveis para os profissionais daindústria. Charles Spence, professor de psicologia experimental na Universidade de Oxford eespecializado em neurociência multissensorial, irá demonstrar como somos influenciados pelos sentidos.
Alberto Antonini, produtor e enólogo italiano consultor internacional de prestígio discorre sobre regresso às origens e afastamento natural da prática de criar vinhos demasiado concentrados.
Robert Joseph irá apresentar a sua visão sobre os melhores suportes media para promover o vinho, Michel Bettane desenvolve um tema polémico ao falar sobre o difícil e potencialmente mundo confuso dos vinhos franceses enquanto Laura Catena apresenta a sua incontornável experiência sobre vinhas de altitude.
Frank Cornelissen vem da Sicília para falar sobre agricultura biodinâmica, Willi Klinger promove a Áustria como um país de vinhos tintos, enquanto Maureen Downey fala sobre uma das maiores ameaças financeiras sobre o sector, a falsificação de vinhos.
Rui Falcão apresenta a tradição milenar alentejana de vinhos feitos em ânforas de barro.
No programa da 2ª edição, apenas dois nomes se repetem: Felicity Carter, editor chefe da Meininger's Wine Business International, uma das mais conceituadas revistas sobre o indústria do vinho, com assinantes em mais de 40 países, e Mariëtte du Toit-Helmbol, fundadora da agência de marketing e turismo Destinate, responsável pela definição do benchmark mundial sobre o enoturismo
O espaço de acolhimento do evento, o Centro de congressos do Estoril, está organizado para que todos os participantes, oradores e convidados possam partilhar informação e estabelecer contactos vitais para o desenvolvimento do setor. Três dias de puro networking com alguns dos mais influentes profissionais a nível mundial.