Alfa Romeo Stelvio: Entrada em grande no segmento da moda

26-01-2018

A Alfa Romeo decidiu entrar num segmento em que nunca esteve presente e apostou em grande. O Stelvio coloca-se ao nível da concorrência mais directa, rivalizando com propostas como o Porsche Macan ou o Jaguar F-Pace, com quem aparenta algumas semelhanças físicas. Isto a olho nu, porque num vislumbre mais certeiro percebemos que esta é uma espécie de Giulia de pernas altas e que está ali vertido todo o ADN e espírito alfista.

Para este primeiro contacto, a marca disponibilizou-nos a versão topo de gama, equipada com motor a gasolina 2.0 de 280 cc, caixa automática de oito relações e tracção integral AWD Q4. Um portento de carro capaz de atrair o olhar até dos mais distraídos. "Mas isso é mesmo um Alfa?" Claro que é: basta olhar para a frente imponente para perceber a origem italiana do novo SUV, que alia a nota máxima na disciplina de design aos atributos, igualmente positivos, técnicos e de performance.


Os 280 cavalos do motor de 4 cilindros são garante de diversão q.b. ao volante em estrada, mas a tracção integral é garante de emoções, mas sobretudo de segurança máxima em condições adversas, como chuva, neve, gelo ou lama. Não tivemos ocasião de testar o Stelvio em nenhuma destas situações, mas a sua prestação e comportamento em estradões de terra batida comprovou as expectativas.

Lá por dentro, o estilo italiano é bem patente, com acabamentos e materiais de qualidade, espaço mais do que suficiente para cinco pessoas, conforto a condizer e um nível de equipamento superior. A bagageira não é das maiores, mas os 525 litros de um espaço plano e dotado de portão eléctrico são suficientes para toda a bagagem. Como já é habitual na marca, o selector ADN permite escolher o modo de condução pretendido, entre as opções Advanced Efficiency, Neutral e Dinâmico. Altera parâmetros como binário do motor, resposta do travão, relações de mudança de caixa e sistemas de segurança de controlo de estabilidade e tração.


Com tecnologias já conhecidas e cada vez mais indispensáveis, como a travagem automática de emergência, o aviso de perigo de colisão ou de saída de faixa de rodagem, o ecrã de 8,8'' aliado a um sistema de infoentretenimento, multimédia, GPS e câmara de estacionamento fazem as delícias dos apreciadores de gadgets. Pior, só mesmo os consumos, nunca inferiores a 8,9 l/100 km.

Mas, quem investe 60.000€ num carro como este não ficará preocupado por isso...