Estoril Open: Hurkacz derrota Martínez e conquista primeiro título em terra batida

08-04-2024

O polaco Hubert Hurkacz, 10.º jogador mundial, conquistou hoje o primeiro título da carreira em terra batida, ao impor-se na final do Estoril Open ao espanhol Pedro Martínez, em dois sets.

No Clube de Ténis do Estoril, o segundo cabeça de série confirmou o favoritismo diante do 77.º classificado do ranking ATP, vencendo com os parciais de 6-3 e 6-4, em uma hora e 27 minutos.

"É definitivamente uma surpresa agradável. Todas as semanas temos a esperança de chegar à final. Esta é a primeira semana na terra batida, os últimos dias foram muito surpreendentes, porque não me sinto bem na terra, de todo, mas tenho de aceitar e adaptar-me", começou por dizer, na entrevista após a vitória, na EuroSport.

"Não sei quantos tenistas já o conseguiram, mas é bom conseguir vencer em todas as superfícies, é algo que me deixa muito orgulhoso. Sinto-me muito mais confiante na terra batida este ano e sinto que o meu ténis está em boa forma", confessou.

"Todos os tenistas querem ganhar os torneios de Grand Slam e esse é também o meu sonho, desde que sou criança. Espero que seja este ano. Acredito que posso ganhar grandes títulos e sinto que tenho ténis para isso. Só tenho de o fazer", finalizou Hurkacz.

Hubert Hurkacz, de 27 anos, somou o oitavo título da carreira, primeiro em terra batida, e sucedeu no palmarés do único torneio ATP português ao norueguês Casper Ruud.

Sete anos depois de ter amealhado um troféu ITF em Lisboa (Racket Centre), o décimo melhor tenista do mundo (será oitavo esta segunda-feira, o que vai igualar o máximo que já atingiu) superou o espanhol Pedro Martinez (77.º, antigo top 40 e 60.º na próxima atualização) por 6-3 e 6-4 em 1h27.

Numa final de sentido único, muito devido ao facto de Martinez estar muitos furos abaixo fisicamente depois da estrondosa vitória de 3h08 sobre Casper Ruud na véspera, o polaco de 1,96m nem sequer enfrentou um ponto de break em todo o encontro (11 pontos perdidos no serviço) e terminou a decisão com 15 ases e uma quebra de serviço cirúrgica em cada parcial, sempre nas fases iniciais.

Com este título, Hurkacz torna-se no primeiro tenista do seu país a conquistar um título ATP em terra batida desde 1981 e torna-se também no terceiro jogador, em nove edilões, entre os 10 primeiros do ranking a vencer o Millennium Estoril Open.

A 9.ª edição do Millennium Estoril Open terminou a 7 de abril com um record de espectadores, mesmo com um dia de chuva. Foram 43.480 pessoas que, entre 30 de março e 7 de abril, assistiram aos jogos da maior competição de ténis de Portugal no Clube de Ténis do Estoril.