Exercício testa operacionalidade em caso de catástrofe no Cascaishopping e no Hospital de Cascais
Um dos momentos altos da 8.ª Edição da Semana da Proteção Civil da Câmara Municipal de Cascais, que decorre de 25 de fevereiro a 3 de março, é o Simulacro "Exercício de Catástrofe Externa", agendado para 28 de fevereiro, às 10h00, no CascaiShopping e no Hospital de Cascais.
Assim, e sob o tema das "Alterações Climáticas", a Semana da Proteção Civil pretende, acima de tudo, sensibilizar a população para a necessidade de adoção de uma cultura de Prevenção e Planeamento de Emergência, tendo o Simulacro "Exercício de Catástrofe Externa" um papel crucial no sentido de testar o Sistema Municipal de Proteção Civil, o Plano de Emergência Interno do CascaiShopping e o Plano de Catástrofe Externa do Hospital de Cascais.
Com a previsão de aproximadamente 30 minutos para retirada das vítimas do centro comercial até ao Posto de Triagem, o exercício vai simular um evento atmosférico extremo que levará à queda de estruturas e incêndio no interior do CascaiShopping. Na sequência da situação, vão ser ainda provocados alguns atropelamentos no estacionamento exterior do shopping, dando também origem a feridos.
Depois da primeira triagem, feita ainda no centro comercial, as vítimas vão ser encaminhadas em 4 vagas para o Hospital de Cascais, onde vai ser ativado o Plano de Catástrofes Externas, face ao elevado número de utentes na urgência, com o objetivo de garantir os cuidados de saúde necessários a todos.
No final, no Hospital de Cascais, as entidades envolvidas no exercício farão um balanço das diferentes atuações, por forma a tirar ilações para reais situações de emergência futuras.