Farmacêutica suíça Labatec investe 15 milhões de euros em Sintra

30-06-2021

A farmacêutica suíça Labatec inaugurou hoje a sua primeira fábrica em Portugal, na presença do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, do embaixador da Suíça em Portugal, André Regli, do vice-presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, Antonio Faria Vaz, e do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

O projeto arrancou em janeiro de 2018, e três anos depois, após um investimento de 15 milhões de euros e a contratação de 40 colaboradores portugueses a tempo inteiro, a Labatec inicia agora, oficialmente, a produção de medicamentos em Portugal, mais precisamente em Sintra, Mem Martins. Toda a produção de medicamentos é destinada aos mercados de exportação da Suíça, do Médio Oriente e do Norte da África.

Em 2008, a Labatec foi adquirida pelo Dr. Samih Darwzah (1930-2015), fundador da Hikma Pharmaceuticals PLC, uma farmacêutica global, cotada na bolsa de Londres e a operar em mais de 31 países, incluindo Portugal.

"Um dos principais objetivos da Labatec é vir a produzir para o mercado europeu e mercados de exportação, sendo que Portugal se encontra geograficamente muito bem posicionado para esse efeito. Viemos para ficar e para investir a longo prazo, pelo que nos próximos três a cinco anos temos em plano a contratação de mais 100 novos colaboradores para integrarem os quadros da Labatec em Portugal", refere Faisal Darwazeh, CEO da Labatec.

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, comenta que "A Labatec é um projeto alinhado com as prioridades de captação de IDE e o espelho do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de atração de investimento de elevado valor acrescentado, criador de posto de trabalho qualificados, em setores altamente exportadores. Graças a um esforço conjunto, entre diferentes parceiros, desde logo a Câmara Municipal de Sintra".

"Sintra é um território de esperança, com força e capacidade de acreditar e construir futuro. Mas Sintra, é também um território fértil para o investimento e para a inovação. A inauguração da primeira fábrica da Labatec, em território nacional, e mais concretamente no nosso concelho, é mais um exemplo de que o futuro passa por Sintra. Congratulamo-nos por receber no nosso concelho uma empresa que investiu cerca de 15 milhões de euros na construção da sua nova fábrica e na criação de postos de trabalho", acrescenta Basílio Horta, Presidente da Câmara Municipal de Sintra.

A Labatec dedica-se à produção e distribuição de medicamentos dedicados a diversas áreas, como músculos e dores, saúde da mulher, analgésicos, oftalmologia e anti TB, incluindo injetáveis ​​e orais para uso hospitalar. A nova fábrica da Labatec em Sintra ficará responsável pela produção de medicamentos orais para tratamento de doenças relacionadas com o sistema musculoesquelético, tais como esclerose múltipla, contraturas musculares e outras doenças musculares.

Com cerca de 4.000m2 de área, que inclui escritórios, produção, embalamento, laboratórios e armazém, a nova unidade fabril Labatec foi equipada com tecnologia de última geração e projetada seguindo os mais recentes e elevados padrões europeus de Boas Práticas de Fabrico (GMP). Desenhada a pensar no futuro, esta nova fábrica tem uma capacidade inicial de produção de 250 milhões de comprimidos, sendo possível, e de forma rápida, expandir a sua produção para os 2 mil milhões de comprimidos por ano, na sua capacidade máxima atual.

"A ideia é oferecermos esta nossa capacidade extra de fabrico a outras empresas farmacêuticas europeias que procurem fabricar os seus produtos a partir de Portugal", explica o CEO. "Em 1989 inaugurámos a farmacêutica Hikma em Sintra, pelo que temos já uma longa história de investimento em Portugal na nossa família. O principal atrativo de Portugal era, na altura, e continua a ser, até hoje, as pessoas, a força de trabalho altamente qualificada que existe em Portugal", acrescenta.

A Labatec é uma empresa farmacêutica com sede na Suíça, com mais de 60 anos de experiência no fornecimento de produtos de alta qualidade para 12 países, incluindo Suíça, Médio Oriente e África, com mais de 70 produtos e 280 referências no seu portfolio atual.