Há vinhos de todo o país para provar na FIL

26-10-2018

É já esta sexta-feira, dia 26 de Outubro, às 18h00, que abrem as portas da maior feira vínica do país. Até segunda-feira, dia 29, todos os caminhos vão dar à 'Grandes Escolhas Vinhos & Sabores 2018' (GEVS), evento que volta a ter lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL), mas que este ano ocupa o Pavilhão 1, bem junto ao Altice Arena.

São mais de 6.000 m2 para um acontecimento de chamada obrigatória para apreciadores e amantes do vinho, que ali vão poder provar milhares de 'Vinhos' de mais de quatro centenas de vinícolas de todas as regiões de Portugal, e também de outros países, para além de contactar directamente com produtores e enólogos. A juntar a isto, o facto de poderem acompanhar o vinho com uma oferta reforçada e cada vez mais variadas de 'Sabores', disponíveis em formato de showcookings, ou em espaços próprios, ora de comida "de faca e garfo", ou numa zona de Street Food.

Porque as novidades apimentam relações, mas também eventos, o 'GEVS' de 2018 aposta na no 'Enoturismo', com um espaço dedicado em exclusivo a esta vertente do negócio. São cada vez mais os produtores que fazem do turismo do vinho um dos eixos da sua estratégia e comunicação. Os números falam por si e é impressionante o crescimento que o enoturismo tem registado nos últimos anos.

Concurso de Vinhos "A Escolha da Imprensa"

Este é um evento que envolve largos meses de preparação. O pontapé de saída oficial aconteceu no dia 18 de Outubro, com a realização do 'Concurso de Vinhos A Escolha da Imprensa', competição que pôs em prova cega perante quase 60 jurados - oriundos da comunicação social, blogosfera e também do comércio - algumas centenas dos vinhos que vão estar no 'GEVS 2018'. A ideia é eleger os melhores do evento, não apenas aos olhos de especialistas de vinho, mas considerando o gosto do público e as preferências do mercado. Os resultados vão ser revelados dentro do evento - na Sala Cork Supply A - na sexta-feira, dia 26, às 20h30

O lado didáctico das Grandes Escolhas vínicas

Um dos pontos altos são as 'Provas Especiais', momentos de partilha, de aprendizagem e de degustação de vinhos, muitas vezes raros, orientadas por críticos de prestígio ou por produtores de referência. O acesso a estas 'Provas Especiais' obriga a inscrição e reserva de bilhete próprio, no valor de 40 euros, este ano a cargo da Ticketline. Menos exclusivas e abertas a todos os visitantes são as "provas rápidas", que decorrem num pequeno anfiteatro "instalado" no meio do recinto e onde variadíssimos produtores vão para fazer apresentações sucessivas de dois dos seus vinhos. Uma iniciativa que tem o sugestivo nome de "Prove Connosco" (*).

O vinho e a comida num Par Perfeito

Pela primeira vez este ano, a organização do GEVS decidiu desafiar seis Chefs e seis Sommeliers (*) a encontrarem o 'Par Perfeito', numa batalha de pairings feita "ao momento", e cujos vencedores serão eleitos pelo público. Nos critérios de avaliação conta a comida, o vinho, o pairing e o showcooking em si. De acordo com o total de votações atribuídas a cada uma destas categorias, há prémios a atribuir: 'Melhor Prato', 'Melhor Vinho', 'Melhor Pairing' e 'Melhor Showcooking'.

Segundo as regras deste 'Par Perfeito', o Chef tem como missão cozinhar, enquanto o Sommelier fica com a tarefa de experimentar o prato e, de entre as garrafas à disposição para o efeito, escolher o vinho que melhor harmoniza. Só vão saber quais os vinhos, durante o próprio showcooking, que deverá durar entre 20 a 30 minutos. De entre uma variedade de vinhos, apenas podem abrir três vinhos, elegendo o que melhor casa com a comida. Terminada a sessão, a "maridagem" é avaliada pelo público que estiver a assistir, para proceder à votação nos boletins distribuídos à entrada do Auditório, os quais são, depois, recolhidos.

Nota também para a alteração no que toca ao horário de Sábado e Domingo, agora das 15h00 às 22h00. No primeiro dia as portas abrem às 18h00 e encerram às 22h00 e, na segunda-feira, dia em exclusivo para profissionais, é tempo de visitar entre as 11h00 e as 18h00. Os bilhetes estão à venda na TicketLine e os valores variam entre os 15 e os 20 euros. As provas especiais têm um valor de 40 euros cada.