Gasin forma e consciencializa colaboradores para objetivo 'Zero Acidentes'

04-06-2019

A Gasin, empresa líder no setor dos gases industriais e medicinais em Portugal, subsidiária do Grupo Air Products, celebrou nos últimos dias a 12.ª edição da "Semana da Segurança" tendo desenvolvido múltiplas atividades de formação e de sensibilização sobre segurança e nas quais puderam participar os mais de 60 empregados da companhia em Portugal.

Esta iniciativa insere-se num programa europeu de segurança que o grupo Air Products implementa anualmente nos países onde está presente. O objetivo é consciencializar os empregados da importância de trabalharem de forma segura e em ambientes laborais saudáveis. Este ano, o tema da 12º edição era "Tantas coisas para disfrutar...Quererás perdê-las?" numa espécie de convite à reflexão sobre todas as coisas que se podem disfrutar na vida e que podem ficar em risco em caso de acidente.

Na fábrica de perafita, sede da Gasin, as atividades contemplaram programas de treino para trabalho seguro e isolamento de energias perigosas e a aplicação prática de bloqueios de vários tipos de energías perigosas. A esta formação juntou-se ainda o curso de primeiros socorros que serviu para treinar colaboradores e requalificar outros.

Já no Cacém, além da apresentação da Semana de Segurança, as atividades centraram-se na formação dos colaboradores nos 20 procedimentos que salvam vidas "live safe standards" e num curso prático de ergonomía industrial e na prática de exercícios de aquecimento e de alogamentos.

A iniciativa terá continuidade no início de Setembro, momento em que cada unidade, voltará a contar com novas atividades, desta vez, subordinadas ao tema "Tempo para a segurança" de modo a que no regresso do verão e no reinício da atividade laberal todos estejam consciencializados da importância de manter a atenção na segurança que é algo crucial para as operações da companhia.

Reconhecimento público da segurança da atividade da Gasin

A Gasin revelou também que as fábricas no Cacém e em Perafita em Portugal voltaram a ser premiadas pela Associação Europeia de Gases Industriais (EIGA) com a atribuição de prémios de desempenho de segurança no ano de 2018. No caso da fábrica do Cacém obteve um Gold 2 Star Award pelos 2 milhões de horas trabalhadas sem acidentes e a fábrica de Perafita recebeu um Gold 1 Star Award pelos 1,5 milhões de horas trabalhadas sem accidentes.

"Estes reconhecimentos mostram que a prevenção de riscos no local de trabalho é um valor estratégico no funcionamento da Gasin e por isso destinamos-lhe anualmente recursos e investimentos importantes. A nossa aposta na excelência em segurança exige o compromisso e o empenho de todos na companhia. E contamos com um ciclo de busca contínua de novas melhorias das nossas medidas de segurança quer nos processos de engenharia, produção e de distribuição quer no funcionamento das nossas instalações nos clientes" explica o diretor geral da Gasin em Portugal, Ahmed Hababou.

Sobre a Gasin:

A GASIN é uma empresa de referência no setor dos gases industriais, medicinais e hospitalares que produz, distribui e comercializa gases imprescindíveis para mais de 30 setores e atividades distintas: metalurgia, vidro, águas, alimentação, ambiente, saúde, energia, petroquímica, laboratórios, congelação, refrigeração, lazer e bebidas, entre outros. A companhia disponibiliza uma ampla gama de produtos e soluções aos seus clientes bem como novas tecnologias, materiais e equipamentos destinados à aplicação destes gases. Fundada em 1966, a GASIN conta com mais de 50 anos de operação e é um dos principais fornecedores no sector hospitalar, no fornecimento de CO2 para tratamento de águas residuais e potáveis bem como para a gaseificação de bebidas e uma referência na indústria no seu setor de actividade em segurança, inovação e sustentabilidade.

Desde 1995 integra o Grupo norte-americano Air Products, uma das maiores empresas mundiais do setor e líder em vários continentes. Em 2018, a companhia registou vendas de 8,9 mil milhões de dólares provenientes das suas operações em 50 países e tem um valor de mercado actual de cerca de 35 mil milhões de dólares. Os mais de 16.000 trabalhadores talentosos e empenhados, de diferentes origens, são conduzidos pelo grande propósito da Air Products em criar soluções inovadoras que beneficiem o ambiente, em proporcionar uma oferta sustentável e em abordar os desafios que os clientes, as comunidades e o mundo enfrentam.