Icónico Renault 4 ganha nova vida a partir da Ericeira

07-05-2025

Até 23 de maio, a vila da Ericeira está a acolher os ensaios internacionais do novo Renault 4 E-Tech elétrico. É o primeiro contacto dinâmico da imprensa, influencers e profissionais de frotas com um dos modelos mais aguardados da marca — e Portugal volta a ser o destino escolhido para mostrar ao mundo, em primeira mão, uma das grandes novidades do novo e ambicioso plano de produto da Renault. 

Desde 2007, esta é a 15.ª apresentação internacional organizada pela Renault no país.

Durante três semanas, mais de 560 participantes, de 26 países, passam pela Ericeira para testar o modelo e conhecer todos os detalhes da sua conceção e filosofia. Para além das sessões de imprensa, o programa inclui momentos dedicados a influencers e profissionais do setor automóvel, numa abordagem multifacetada que reflete o peso estratégico do Renault 4 na nova geração de modelos 100% elétricos.

A escolha da Ericeira deve-se não só à beleza natural da região, mas também à qualidade da rede viária, capacidade hoteleira, condições logísticas e meteorológicas. É um evento que envolve dezenas de profissionais e vários meses de preparação, com impacto direto na economia local e um efeito positivo duradouro na visibilidade internacional de Portugal.

O regresso de um verdadeiro ícone

O Renault 4 não é apenas um automóvel. É um símbolo. Um modelo que nasceu nos anos 60 como resposta a um mundo em mudança: o êxodo rural, a ascensão das classes médias e o novo papel da mulher na sociedade.

Foi criado para ser versátil, acessível, robusto — um carro para todos e para tudo. Um símbolo de liberdade.

O novo Renault 4 E-Tech elétrico recupera o ADN do modelo original para o reinventar como um compacto arrojado, elétrico, conectado e pronto para a aventura.

Com o seu tejadilho de lona, uma bagageira espaçosa, habitáculo modular e um design retro futurista, o novo Renault 4 é um automóvel para ser vivido — na cidade ou fora dela, todos os dias. Está preparado para os desafios modernos, com tecnologia a bordo que inclui sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), o sistema multimédia OpenR Link e o avatar Reno, que personaliza a experiência digital do condutor.

O resultado? Um automóvel compacto que honra o passado, vive o presente e aponta claramente para o futuro da mobilidade elétrica.

Portugal e Renault: uma ligação histórica

Desde 2007, a Renault organizou, em Portugal, um total de 14 apresentações internacionais à imprensa: Clio III R.S. (Braga); Twingo R.S. (Baião); nova geração Clio III (Braga); Laguna Coupé (Algarve); nova geração Laguna e Latitude (Cascais); Fluence Z.E. e Kangoo Z.E. (Cascais); ZOE (Cascais), Mégane IV (Cascais), ZOE Z.E 40 (Óbidos), Master Z.E (Oeiras/Sintra), Mégane R.S. Trophy (Estoril), Clio V (Évora), Novos Trafic e Master (Cascais), Novo Espace (Castelo de Paiva).

A ação internacional de imprensa do novo 4 E-Tech elétrico vai ser a 15ª organizada pela Renault no país. No fundo, também o reconhecimento do papel estratégico de Portugal na história da marca.