JMJ: Encontro de peregrinos condiciona trânsito em Algés
O trânsito vai estar condicionado em Algés, em Oeiras, distrito de Lisboa, na terça e na quarta-feira, devido a um encontro dos peregrinos franceses e italianos, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), avisou hoje o município.

O "Encontro das Nações – Encontro Episcopal da França e de Itália" em Portugal vai realizar-se no Passeio Marítimo de Algés nos dois dias.
"São esperadas cerca de 30.000 pessoas", revelou a autarquia, em comunicado, referindo que o Encontro Nacional dos Peregrinos Franceses ocorrerá na terça-feira, entre as 09:30 e as 14:00, e o Encontro Nacional dos Peregrinos Italianos será na quarta-feira, entre as 20:00 e as 23:00.
Nas imediações do recinto no Passeio Marítimo de Algés, "serão implementados os necessários condicionamentos de trânsito por forma a salvaguardar a segurança dos utentes da via", adiantou a Câmara Municipal de Oeiras, presidida pelo independente Isaltino Morais.
Na terça-feira, entre as 07:00 e as 16:00, estão previstos condicionamentos de trânsito na Avenida Marginal (Estrada Nacional 6 ou EN6), em ambos os sentidos, desde o nó com a EN 6-3 (Alto da Boa Viagem) até à Avenida da Índia, havendo um desvio, nesta avenida, para a Rua Damião de Góis.
Neste período há também limitações na Avenida Pierre Coubertin, junto ao Parque Técnico/Praça da Maratona do Jamor e na intersecção com a Estrada da Costa; e no Itinerário Complementar (IC) 17, também denominado CRIL (Circular Regional Interior de Lisboa), no sentido norte-sul, desde a saída para Miraflores.
No dia seguinte, quarta-feira, das 16:00 às 24:00, estão previstos condicionamentos nas mesmas vias de trânsito, de acordo com o município.
Em alternativa à Avenida Marginal, no sentido Lisboa-Cascais, sugere-se o IC17 - CRIL (sentido ascendente) e a Autoestrada 5 (A5). No sentido Cascais-Lisboa, pode ser feito o percurso que passa pela EN 6-3, pela A5 e pela A9.
A alternativa à Avenida Pierre Coubertin é a A5.