Jovem estudante quer entrevistar os 230 deputados da Assembleia

02-12-2020

Projeto 'Os 230' quer aproximar os portugueses da política e acabar com a desconfiança. Constança Urbano de Sousa, João Pinho de Almeida, Pedro Filipe Soares e Cotrim Figueiredo entre os políticos já entrevistados pelo mentor do projeto, um jovem estudante de Direito Internacional.

'Os 230' é um projeto que visa promover a literacia democrática e política, dando a conhecer os seus principais intervenientes e conceitos, para aproximar os portugueses do mundo político. A iniciativa foi criada por Francisco Cordeiro de Araújo, jovem estudante de Direito Internacional, de 23 anos, que se propõe a entrevistar a totalidade de deputados na Assembleia da República, mostrando quem são e o que representam.

A ideia surgiu durante a pandemia, por sentir que os portugueses precisavam confiar mais do que nunca em quem os representa em São Bento: "Durante a pandemia, dei por mim a pensar no perigo de não conhecermos os nossos representantes, numa altura em que as suas decisões terão ainda maior impacto nas nossas vidas. Mais de metade da população portuguesa não vota quando há eleições e há uma desconfiança permanente dos políticos, sejam eles de que partido for, e isso devesse sobretudo ao desconhecimento. E foi por isto que surgiu Os 230, para mostrarmos quem são verdadeiramente os deputados, que percursos tiveram, o que fazem, como pensam, quais são as suas ideologias e ambições, para que os portugueses possam confiar nas suas decisões agora e votar mais esclarecidos no futuro", explica Francisco Cordeiro de Araújo.

Trata-se de um projeto apartidário e sem fins lucrativos, que arrancou oficialmente em setembro e que tem sido desenvolvido por um grupo de voluntários de todo o país, entre os 16 e os 28 anos.

"Depois de um tempo a estruturar a ideia, comecei a desafiar alguns jovens a se juntarem a mim e, hoje, somos já 20 na equipa. Somos todos diferentes, com formações tão distintas como veterinária, marketing ou engenharia, entre muitas outras, mas a mesma vontade de fazer algo pelo país. É também a prova de que os jovens querem saber de política, não são conformistas e se preocupam com o futuro", afirma o fundador do projeto.

Foram já entrevistados 20 deputados, entre eles Constança Urbano de Sousa, João Pinho de Almeida, Pedro Filipe Soares, Cotrim Figueiredo, Fernando Negrão e Isabel Moreira. As entrevistas são publicadas no YouTube e em podcast e podem igualmente ser acompanhadas pelas redes sociais.

'Os 230 'é uma iniciativa que visa promover a literacia democrática e política, dando a conhecer os seus principais intervenientes e conceitos, através de entrevistas aos 230 deputados da Assembleia da República. É um projeto apartidário e sem fins lucrativos, que arrancou em setembro de 2020 por iniciativa de Francisco Cordeiro de Araújo, jovem estudante de Direito Internacional. Conta com 20 voluntários de todo o país, entre os 16 e os 28 anos.