Kia Ceed Sportswagon PHEV: Alternativa plug-in chega a Portugal com preço de combate

30-03-2020

A Kia acaba de lançar em Portugal a versão híbrida plug-in da Ceed Sportswagon. Com autonomia em modo elétrico de até 60 km, a Ceed PHEV chega ao mercado com preços a partir de 36.090 euros e uma campanha especial para empresas por 27.490 euros + IVA (preço chave na mão), que tem o atrativo suplementar do escalão mínimo de tributação autónoma de 5%.

A Ceed Sportswagon PHEV está disponível no nível de equipamento Drive, que já inclui dotações como interface de telemática digital, faróis full led, luzes de máximos automáticas, câmara de estacionamento traseira, chave inteligente (acesso hands free), a par de equipamentos de segurança ativa, como assistente de manutenção na faixa de rodagem, alerta de colisão frontal, entre outros.

A introdução da versão híbrida plug-in na família Ceed Sportswagon assinala o cumprimento de mais uma etapa na estratégia de eletrificação que a Kia Motors pretende aplicar aos seus veículos. Já disponível em Portugal, esta nova versão assinala a primeira vez que a Kia apresenta sistemas de propulsão elétricos no segmento dos familiares compactos.

A Ceed Sportswagon híbrida plug-in é produzida em Žilina, na Eslováquia, tratando-se do primeiro modelo plug-in a ser construído pela Kia na Europa com destino unicamente ao mercado europeu. A garantia de sete anos ou 150 000 quilómetros exclusiva da Kia, é oferecida de série, abrangendo também o novo conjunto da bateria e o motor elétrico.

Motorizações e transmissões

Energia plug-in, com baixas emissões e possibilidade de condução em modo exclusivamente elétrico

O novo Ceed Sportswagon híbrido plug-in constitui uma esperada alternativa aos motores convencionais a gasolina e diesel. O seu novo sistema de propulsão combina um conjunto da bateria de polímero de iões de lítio de 8,9 kWh com um motor elétrico de 44,5 kW e um económico motor de combustão de 1,6 litros "Kappa" de 4 cilindros GDI (injeção direta de gasolina). Estes elementos garantem uma potência e um binário totais de 141 cv e 265 Nm, respetivamente, e permitem ao Ceed Sportswagon acelerar dos 0 aos 100 km/h em 10,8 segundos.

O sistema de propulsão é acompanhado por uma caixa de 6 velocidades de dupla embraiagem (6DCT), que possibilita ao condutor engrenar as mudanças, assegurando-lhe assim uma experiência de condução mais agradável do que outros veículos híbridos equipados com caixas de velocidades de transmissão eletrónica de variação contínua (e-CVT). Ao contrário dos híbridos com e-CVT convencionais, que convertem uma parte da potência oriunda do motor de combustão através do motor elétrico (o que resulta em perdas de potência devido à transformação da energia), o híbrido da Kia equipado com 6DCT permite a transferência da totalidade da potência de ambos os motores em paralelo, através da transmissão, com perdas mínimas de energia.

A tecnologia de travagem regenerativa, de série, permite a este híbrido plug-in recolher a energia cinética e recarregar a bateria durante a marcha por inércia ou travagem, aumentando assim ainda mais a economia de combustível proporcionada pelo seu sistema de propulsão.

Em autonomia com zero emissões, ou seja, no modo exclusivamente elétrico, os condutores podem contar com 60 km (ciclo combinado NEDC), permitindo assim realizar viagens quotidianas sem recorrer ao motor de combustão.

O Ceed Sportswagon PHEV está equipado com o Sistema de Som Virtual do Motor, que emite um som com um volume até 59 dBA quando em modo elétrico (a velocidades baixas ou em marcha-atrás), alertando assim os peões para a sua presença.

Conforto a bordo e condução

Concebidos para as estradas europeias, ao gosto dos clientes europeus

Tal como os seus "irmãos" a gasolina e diesel, a versão híbrida plug-in do Ceed Sportswagon foi concebida para as estradas europeias e segundo as preferências dos clientes deste mercado. O aperfeiçoamento das características de conforto em movimento e de condução permite-lhe superiorizar-se às versões anteriores em dinamismo e envolvimento do condutor.

O sistema de suspensão, totalmente independente, oferece respostas mais ágeis e imediatas à direção. Ao mesmo tempo, o conforto a bordo foi desenvolvido em diversos tipos de piso, garantindo não só viagens cómodas, mas também uma grande previsibilidade em curva e estabilidade a alta velocidade. A suspensão e a direção sofreram uma ligeira adaptação, de forma a manter as mesmas características de condução, apesar da diferente distribuição de peso.

A tecnologia aumenta o prazer de condução e a segurança, pelo que o equipamento de série inclui o Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) e o sistema de Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM) da Kia, bem como a Vetorização de Binário por Travagem, que trava automaticamente as rodas interiores para diminuir a subviragem.

Design exterior e interior

Design remodelado e novas funcionalidades e equipamentos interiores para os modelos híbridos plug-in

O Ceed Sportswagon apresenta elementos de design próprios, de que se destaca a recém-criada grelha dianteira "nariz de tigre" fechada, que contribui para a maior eficiência aerodinâmica, bem como emblemas exteriores com a indicação "eco plug-in". O Ceed Sportswagon beneficia também do para-choques das versões GT-Line, que acentua o aerodinamismo e aspeto desportivo. A tomada de carregamento está integrada no guarda-lamas dianteiro esquerdo.

No interior, o design desportivo mantém o tablier orientado para o condutor, a posição baixa dos bancos e a ergonomia que encontramos em toda a gama Ceed. No entanto, surgem agora novas funcionalidades, que favorecem os condutores que procuram tirar o máximo partido do novo sistema de propulsão.

Nestas novas dotações destaca-se o indicador de carregamento, situado na parte superior do tablier, que permite ao condutor verificar o estado de carregamento a partir do exterior, por exemplo, quando o veículo está estacionado à porta de casa.

A Ceed Sportswagon PHEV tem à sua disposição o ecrã tátil de 8,0 polegadas da Kia para o infotainment. Como opção (em determinados mercados europeus), existe também um ecrã tátil de 10,25 polegadas para o infotainment e para o sistema de navegação, compatível com o UVO Connect. Criados especificamente para os novos modelos híbridos plug-in, estes sistemas de visualização incorporam novas funcionalidades, para ajudar os condutores a localizar pontos de carregamento nas suas proximidades, ou no percurso até ao seu destino. Os ecrãs também podem mostrar informações relevantes sobre o sistema de propulsão, como o nível de carga restante na bateria e gráficos de utilização de energia. Além disso, os condutores podem usar o ecrã tátil para marcar as horas a que o seu veículo deve carregar quando ligado à tomada de carregamento doméstica, o que lhes permite tirar partido do período em que o preço da energia é mais reduzido. Ambos os sistemas de infotainment estão equipados de série com Apple CarPlay e Android Auto, enquanto o de 10,25 polegadas apresenta multiligações Bluetooth, que oferecem aos ocupantes a possibilidade de ligar dois dispositivos móveis ao sistema em simultâneo.

O painel de instrumentos conta com elementos de visualização desenvolvidos em exclusivo para os sistemas de propulsão híbridos plug-in da Kia, e que permitem ver, por exemplo, o nível da carga restante, a autonomia prevista em modo exclusivamente elétrico e o fluxo de energia entre o conjunto da bateria, o motor de combustão e o motor elétrico. O novo e totalmente digital painel de instrumentos "Supervision" da Kia, de 12,3 polegadas, foi concebido para fornecer informações tão claras quanto possível, graças a um vasto conjunto de ecrãs gráficos. De alta resolução, com 1920 x 720 pixéis, o "Supervision" consiste num só mostrador sem interferências visuais, que substitui os mostradores do velocímetro e do conta-rotações convencionais que atualmente encontramos nos veículos de passageiros da Kia.

O sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado "Driver Only" (ativado através de um novo botão no tablier) desativa instantaneamente a distribuição de ar para todas as saídas, exceto a que está mais próxima do condutor. Concebido para diminuir a retirada de energia da bateria por parte do sistema de ventilação, mantém ao mesmo tempo o condutor à temperatura desejada. Contrariamente aos sistemas de ventilação convencionais, o sistema "Driver Only" da Kia não restringe o direcionamento do ar para certas saídas, reencaminhando-o para outras. Em vez disso, desliga as próprias ventoinhas, reduzindo assim a utilização da energia na fonte.

Organização do espaço interior

Disposição inteligente do sistema propulsor e facilidade de utilização no quotidiano

A gama de modelos Ceed foi desenvolvida de raiz para albergar novos sistemas propulsores híbridos. Isto significa que a adoção de um sistema híbrido plug-in na Ceed Sportswagon teve um efeito mínimo na organização do respetivo espaço, uma vez que toda a sua estrutura foi concebida no sentido de albergar o conjunto da bateria do grupo motopropulsor.

Com os seus 8,9 kWh, as baterias encontram-se sob o banco traseiro, contrariamente àquilo que acontece em muitos outros veículos híbridos plug-in, nos quais o conjunto da bateria acaba por ocupar um espaço de carga valioso. Na sua versão híbrida plug-in, a Ceed Sportswagon oferece, assim, um espaço de bagageira de 437 litros, que pode aumentar até aos 1506 litros graças aos bancos traseiros rebatíveis a 40:20:40. Além da bagageira e dos espaços de arrumação, existe um compartimento dedicado sob o piso da bagageira de cada um destes modelos destinado à arrumação do cabo de carregamento quando este não estiver a ser utilizado.

A Ceed Sportswagon está disponível com um Pacote de Reboque opcional, que permite rebocar cargas travadas - uma raridade nos automóveis híbridos.

Garantia e produção

Construído na Europa, para o mercado europeu

A nova Ceed Sportswagon híbrida plug-in é produzida juntamente com os seus "irmãos" da gama Ceed, na fábrica europeia da Kia, em Zilina, Eslováquia.

Criado exclusivamente para a Europa, este híbrido plug-in iniciou agora a sua comercialização, usufruindo de série da garantia de 7 anos ou 150 000 km que só a Kia oferece.

Até ao final do ano, a Kia Portugal irá ainda comercializar o XCeed híbrido plug-in, completando assim a oferta PHEV no segmento médio.


KIA CEED SPORTSWAGON PLUG-IN HYBRID - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS (EUROPA)

Carroçaria e chassis

Sportwagon, de cinco portas e cinco lugares, com carroçaria monobloco em aço de alta resistência. Motor de quatro cilindros a gasolina e sistema híbrido plug-in paralelo, com tração às rodas dianteiras através de caixa de 6 velocidades com dupla embraiagem.

Grupo motopropulsor

Motor

Tipo DOHC, 4 cilindros em linha

Cilindrada 1,6 litros, 1580 cm3

Diâmetro e curso 72,0 x 97,0

Relação de compressão 13,0:1

Potência máxima 105 cv (77 kW) às 5700 rpm (apenas motor de combustão)

Binário máximo 147 Nm às 4000 rpm (apenas motor de combustão)

Sistema de combustível Injeção direta de gasolina

Bateria e motor elétrico

Tipo de bateria Polímero de iões de lítio

Tensão da bateria 360 V

Capacidade da bateria 8,9 kWh

Potência máxima 60,5 cv (44,5 kW) (apenas motor elétrico)

Binário máximo 170 Nm (apenas motor elétrico)

Sistema híbrido combinado

Potência total 141 cv (104 kW)

Binário total 265 Nm

Caixas de velocidades

Caixa de 6 velocidades de dupla embraiagem (DCT)

Relações de transmissão

1 3,867

2 2,217

3 1,371

4 0,93

5 0,956

6 0,767

Marcha-atrás 5,351

Transm. final 4,438 a 3,227

Trem de rodagem

Tração dianteira

Suspensão e amortecimento

À frente Independente, tipo MacPherson, com molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora

Atrás Totalmente independente, com triângulos sobrepostos montados na subestrutura, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora.

Direção

Sportswagon

Relação de desmultiplicação 12,7

Nº voltas (extremo a extremo) 2,44

Diâmetro de viragem 5,2 m

Tipo Direção assistida elétrica de pinhão e cremalheira

Travões

Tipo, diant. Discos ventilados de 16"

Tipo, tras. Discos maciços de 15"

Travão de estacionamento Travão de estacionamento eletrónico (EPB)

Dimensões (mm)

Exterior Sportswagon

Comprimento total 4605

Largura total 1800*

Altura total 1465

Distância entre eixos 2650

Vão dianteiro 885

Vão traseiro 1070

Distância ao solo 140

*excluindo espelhos retrovisores exteriores

Interior Sportswagon

À frente Atrás

Espaço p/ cabeça 994 990

Espaço p/ pernas 1073 883

Espaço p/ ombros 1428 1406

Espaço p/ cintura 1370 1352

Jantes e pneus

Sportswagon

De série Liga leve, 16", 205/55 R16

Opcional Liga leve, 17", 225/45 R17

Capacidades

Sportswagon

Depósito de combustível 37 litros

Capacidade de carga (VDA) 437 litros

Pesos (kg)

Sportswagon

Tara 1601

Peso bruto 2030

Peso bruto reb. (c/ trav.) 1300*

*Pacote de Reboque opcional

Performance

Sportswagon

Velocidade máxima (km/h) 195

0 aos 100 km/h (seg.) 10,8

Rendimento e emissões

Emissões CO2 (g/km)

Sportswagon

NEDC WLTP

Pneus 16" 28 29

Pneus 17" 30 33

Pneus 18" --- ---

Consumo de combustível (L/100km)*

Sportswagon

NEDC WLTP

Pneus 16" 1,1 1,3

Pneus 17" 1,3 1,5

Pneus 18" --- ---

Autonomia 100% elétrico (km)*

Sportswagon

NEDC WLTP

Pneus 16" 60 50

Pneus 17" 55 47

Pneus 18" --- ---

*todos os dados relacionados com o consumo de combustível e autonomia em modo 100% elétrico baseados nos ciclos combinados NEDC e WLTP.