Kia Optima PHEV: Quando o óptimo é inimigo do bom

Gasolina e potência para grandes viagens. Eletricidade, economia e autonomia para o dia a dia na cidade e nos trajetos entre casa e o trabalho. A receita perfeita assumida pela nova Kia Optima PHEV.

Quando as restrições à circulação de veículos com motor diesel no interior das grandes cidades saírem do campo da ameaça e tomaram forma, são necessárias alternativas válidas, como a tecnologia PHEV que a Kia está a implementar em alguns dos seus modelos.

No caso da Optima SW Plug-in Hybrid, que tivemos ocasião de ensaiar, assente na conjugação de um motor 2.0 de injeção direta a gasolina (156 cv) com uma unidade elétrica (68 cv), o que se pode garantir é mesmo "o melhor de dois mundos": um carro totalmente elétrico, com autonomia para cerca de 50 a 60 km, destinado às viagens rotineiras casa-trabalho-casa, mas que permite viagens longas sem problemas de autonomia, com a competência de um motor térmico, mesmo assim, assistido pelo sistema híbrido nos arranques e acelerações.

Assim sendo, a Kia Optima PHEV permite consumos combinados na casa dos 2,0 l/100 km, quando utilizada a carga total da bateria e for necessário convocar o motor a gasolina para completar o resto do percurso.

Contudo, durante o ensaio de cinco dias, tivemos ocasião de fazer médias diárias abaixo dos 0,5l/100 km, através da utilização da rede de carregadores públicos (os que funcionam) disponível na região de Lisboa, sendo que a utilização da gasolina só foi necessária em auto-estrada quando ultrapassámos os 120 km/h, velocidade limite para a utilização do modo 100 por cento elétrico.

Como os carregamentos na rede pública ainda são gratuitos, a comparação dos custos de combustível face ao Diesel não é fiável, mas tendo em conta que um carregamento doméstico, também possível para esta Optima PHEV pode ficar entre 1,5 a 2€, é fácil perceber quão compensador é este sistema. Pior é mesmo em auto-estrada, quando esgotada a bateria, com o 2.0 GDi a revelar-se um pouco mais guloso.

Ainda no campo das vantagens, diga-se que este é o carro ideal para empresas, pois consegue beneficiar de maiores incentivos fiscais, com redução efetiva no preço final.

Para além disso, estamos perante uma carrinha espaçosa, muito confortável, com equipamento premium de última geração.

Saiba mais sobre este modelo: