Metro abre três estações para acolher pessoas sem-abrigo

06-01-2021

O Metropolitano, em articulação com a Câmara de Lisboa, preparou um conjunto de medidas com vista ao cumprimento do Plano de Contingência para as pessoas em situação de sem abrigo, perante o tempo frio que se verifica na região, abrindo três estações da sua rede, no período noturno, para que essas pessoas ali possam pernoitar naquelas nas noites de temperaturas baixas.

A ativação deste plano deve-se às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que apontam para uma descida acentuada das temperaturas noturnas.

As estações que se encontram abertas a partir da madrugada de 06 de janeiro são:

Santa Apolónia (átrio superior - porta usualmente aberta durante a exploração)

Oriente (acesso oposto ao Centro Comercial Vasco da Gama)

Rossio (acesso nascente)

Esta iniciativa articulada pressupõe triagem, higiene e tomada de refeições em instalações Municipais e locais de pernoita em vários locais, entre eles nas referidas estações do Metropolitano de Lisboa.

A CML/Cruz Vermelha vão fornecer sacos cama para a pernoita nas estações do ML das pessoas em situação de sem abrigo.

A Câmara de Lisboa acionou na terça-feira à tarde o plano de contingência para as pessoas em situação de sem-abrigo devido ao tempo frio, servindo refeições quentes no Mercado do Campo de Santa Clara.

"O Mercado do Campo de Santa Clara, na freguesia de São Vicente, é o local escolhido para o Dispositivo Integrado de Apoio aos Sem-Abrigo, onde vão ser servidas refeições quentes e onde será realizada a triagem de saúde e encaminhamento social para locais de acolhimento de emergência", lê-se num comunicado da autarquia.

Equipas técnicas de rua vão estar no terreno a acompanhar a situação, fazendo recolha das pessoas em diversos pontos de encontro da cidade, levando-as para o mercado e posteriormente, caso se justifique, para os acolhimentos de emergência.

A Proteção Civil emitiu um aviso à população devido à previsão de frio, chuva e vento, recomendando à população que tome medidas de prevenção e dê especial atenção ao uso de equipamentos de combustão.

O aviso à população da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem por base informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê para hoje tempo frio, com temperaturas mínimas a variar entre os -4ºC e os 8ºC e as máximas entre os 5ºC e os 17ºC, e vento que pode ser forte nas terras altas.